Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

História da Grécia

3,6 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História da Grécia, de Mikhail Rostovtzeff
Informações técnicas

Autor: Mikhail Rostovtzeff
Título original: Greece
Páginas: 314
Editora: Zahar Editores
Ano da edição: 1977
Idioma: Português

Sinopse

A História da Grécia Antiga desde a civilização Minóica até o período helenístico.

Historiador
Mikhail Rostovtzeff

Mikhail Ivanovich Rostovtzeff (1870-1952) foi um historiador econômico e social da antiguidade. Nascido em Kiev, na Ucrânia, na época parte do império russo. Estudou na universidade de São Petersburgo, onde foi professor de latim e de história de Roma de 1898 a 1918. Realizou numerosas viagens de reconhecimento e investigação arqueológica à Espanha, Itália e Oriente Médio.

Análise do livro
4/5 BOM

ROSTOVTZEFF, M. História da Grécia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

Essa obra do historiador ucraniano Rostovtzeff foi escrita originalmente em 1925 e reeditada com algumas alterações em 1962. O livro foi dedicado aos seus alunos da Universidade de Wisconsin, e apresenta uma introdução sobre a História da Grécia Antiga, com um enfoque na questão política e social, mas também comentando sobre a economia e cultura de cada período. Há inclusive alguns capítulos muito bons dedicados completamente a questão cultural (caps. 7, 11, 14, 17).

O 1° capítulo do livro "A História: Suas metas e métodos" é uma boa aula de Teoria da História. O autor explica como a história funciona e descreve de forma simplificada o trabalho do historiador.

O capítulo 3 é um pouco confuso. Rostovtzeff fala sobre os povos Egeus (Minoanos e Micênicos), anteriores aos povos de língua grega. Embora o capítulo apresente informações interessantes, o autor não separa muito bem as datas, então algumas partes são confusas, pois, fica difícil saber de que período e civilização ele está falando.

O período de transição que vai do século 12 até o surgimento da pólis por volta do século 8, é completamente ignorado pelo autor. É a chamada Idade das Trevas grega. Embora seja um período obscuro, o autor deveria ter dedicado um tempo maior a descrever o contexto geral, e até comentar sobre a falta de evidências. Da forma como a obra foi escrita a existência desse período foi simplesmente ignorada.

Do capítulo 4 ao 7 o autor apresenta a Grécia do Período Arcaico. Do capítulo 8 ao 11 fala da Grécia Clássica e finaliza com 6 capítulos sobre o Período Helenístico, com a decadência das Cidades-Estado e a ascensão de Alexandre da Macedônia e todas as suas consequências.

A obra é curta, são apenas 300 páginas em um livro pequeno com muitas ilustrações (mais de 50). A leitura é muito agradável, a qualidade da escrita do autor é indiscutível. O livro é um bom resumo para os estudantes de História iniciantes no tema da Grécia, é uma obra para ser lida em poucos dias. Qualquer pessoa que tiver um conhecimento mínimo sobre a Grécia, e estiver familiarizado com os períodos da História grega antiga (Minóicos e Micênicos, Idade das Trevas, Arcaico, Clássico e Helenístico) vai conseguir tirar muito proveito da obra.

O autor normalmente segue a seguinte lógica: compõe todo um capítulo sobre a situação política, econômica e social, e no capítulo posterior apresenta detalhes sobre a cultura do mesmo período, trabalhando a religião, a arte, a filosofia, etc.

A obra é repleta de ilustrações, algumas estão colocadas no meio do texto, mas também há muitas pranchas espalhadas ao longo da obra. O livro, no entanto, não apresenta nenhum mapa. As ilustrações são muito bem referenciadas e devidamente comentadas, mas estão atiradas ao longo do livro e não contribuem muito para a leitura. O próprio autor não cita as ilustrações em nenhum momento da obra. É o velho problema dos historiadores: a dificuldade de perceber o valor das referências visuais na prática do ensino.

Rostovtzeff também comete alguns anacronismos ao longo da obra. Em algumas ocasiões, principalmente ao comentar os avanços da economia e os conflitos sociais da época, o autor utiliza termos como capitalismo, capitalistas, burgueses, proletariado, e até comunismo e socialismo. Essas palavras, termos econômicos usados para descrever sociedades pós-industriais modernas, não se aplicam ao contexto histórico da Grécia Antiga e podem gerar erros de interpretação sobre o verdadeiro caráter da sociedade da época.

Todos os livros possuem pequenos defeitos, mas o que importa é que essa obra proporciona uma leitura extremamente agradável e, nas palavras do próprio autor, esse "livro pode servir como compêndio para os estudantes que se iniciam na matéria e também ser lido pelos que desejam familiarizar-se com o curso geral do desenvolvimento no mundo antigo" (p.17)

Essa é uma das minhas obras favoritas sobre tema, li pela primeira vez na época da faculdade e ainda hoje considero as partes sobre o Período Arcaico, Clássico e Helenístico como textos maravilhosamente escritos.

Rostovtzeff dedicou boa parte de sua vida ao ensino da História de Roma, e um livro similar foi lançado pelo autor contando a história desse povo latino. Ainda esse ano pretendo publicar a resenha dessa obra intitulada "História de Roma".

Se você gosta da Grécia Antiga, se mantenha ligado nas atualizações do site. Dedicarei os próximos meses ao estudo dessa civilização e pretendo publicar resenhas de diversos livros, além de escrever muitos artigos sobre o tema.

Resenha escrita em 20/02/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Grécia Antiga
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.