Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Roma Antiga

História de Roma

2,9 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História de Roma, de Mikhail Rostovtzeff
Informações técnicas

Autor: Mikhail Rostovtzeff
Título original: Rome
Páginas: 305
Editora: Zahar Editores
Ano da edição: 1977
Idioma: Português

Sinopse

História de Roma. Dos etruscos até o reinado de Constantino.

Historiador
Mikhail Rostovtzeff

Mikhail Ivanovich Rostovtzeff (1870-1952) foi um historiador econômico e social da antiguidade. Nascido em Kiev, na Ucrânia, na época parte do império russo. Estudou na universidade de São Petersburgo, onde foi professor de latim e de história de Roma de 1898 a 1918. Realizou numerosas viagens de reconhecimento e investigação arqueológica à Espanha, Itália e Oriente Médio.

Análise do livro
4/5 BOM

ROSTOVTZEFF, Mikhail. História de Roma. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

"História de Roma" é uma obra do historiador Mikhail Rostovtzeff publicada originalmente na primeira metade do século 20. Foi um dos primeiros livros que li sobre o tema e permanece sendo um dos meus favoritos. Rostovtzeff tem um estilo de escrita muito agradável e, dentro dos limites que um livro de 300 páginas apresenta, constrói um relato relativamente profundo sobre a Roma Antiga.

Rostovtzeff apresenta a História desse grande império de forma cronológica. Começando com a fundação da cidade no século 8 a.C., passando pela monarquia, por todos os grandes eventos e convulsões do período republicano, pelo principado e pelas crises do século 3 d.C. até o reinado de Constantino. Nesse ponto a obra termina.

A apresentação do autor se foca principalmente nos aspectos políticos e econômicos, fazendo comentários ocasionais sobre a sociedade e a cultura de cada período.

Mais para o final do livro, o autor apresenta um capítulo inteiro sobre a evolução religiosa no império, destacando a transição do politeísmo para a o cristianismo. E também dedica dois capítulos a uma questão muito discutida: as razões da decadência e queda do Império.

É uma obra maravilhosa, pois destaca muitos pontos que são ignorados pelo público leigo: a influência grega em Roma muito antes da conquista da Grécia, as relações internacionais da república romana no século 3 e 2 a.C., a complexa organização das províncias romanas e seus diferentes status, as diferentes visões de monarquia (1° cidadão e líder estóico X monarquia absoluta de caráter oriental), entre outros.

Além disso o autor dedica longos capítulos para a revolta dos Gracos, os governos de Mario e Sila, a guerra civil de Julio César e Pompeu, e as reformas implementadas nos governos de Augusto e Dioclesiano.

Um livro bom é aquele que, a cada capítulo que você acaba, faz você pensar: "Que tema interesse, queria ler um livro inteiro só sobre isso!" Deixar o leitor ainda mais apaixonado por um assunto é uma prova irrefutável da qualidade de um livro, e essa obra de Rostovtzeff sempre teve esse efeito em mim.

Essa edição do livro não possui bibliografia, mas acredito que seja um erro da edição, porque o outro livro que li do autor (História da Grécia) apresentava extensa bibliografia e lista de referências, então esse deve ser um falha apenas dessa edição, por algum motivo imagino que a editora escolheu deixar essa lista de fora.

Resenha escrita em 10/10/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Roma Antiga
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.