Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

Artigos

Artigos originais e traduções de bons textos que encontramos na internet. A confiabilidade dos conteúdos oferecidos é nossa maior preocupação, por isso buscamos postar apenas textos com bibliografias e/ou que venham de fontes confiáveis.

As minhas 12 séries de História favoritas

Artigos > Outros temas de História  |  962 visualizações  |  173 palavras

Capa do artigo: As minhas 12 séries de História favoritas

Da esquerda para a direita: The Kennedys, Band of Brothers, The Tudors, Vikings, The Devils Whore e Roma.

Nosso site conta com um guia de mais de 1380 filmes e séries de História. É muita coisa! E vamos falar a verdade: já foram feitas muitas produções ruins com temas históricos. Então, para facilitar a sua vida, apresento uma lista das minhas 12 séries favoritas.

Essa lista é uma escolha puramente pessoal, baseada apenas no meu gosto. Não estou afirmando que essas são as 12 séries mais fiéis do ponto de vista histórico (Não são!). Essas são 12 séries e miniséries que assisti ao longo da minha vida e que me divertiram muito, e contribuíram para que eu me tornasse um grande Apaixonado por História.

Confira a lista e veja se você concorda com minhas indicações:

1. The Kennedys (2011)

Uma série em 8 episódios que trata da família Kennedy, que teve um grande impacto na política norte-americana na década de 1960. A série se foca principalmente no relacionamento do presidente John Kennedy com sua mulher e sua família, mas também fala sobre a Guerra Fria.

Ver mais informações

2. Deadwood (2004-2006)

Uma série sobre o faroeste, um período de expansão dos norte-americanos para o oeste no século 19.  Essa série em 36 episódios mostra a história de Deadwood, uma cidade real da Dakota do Sul, que surgiu no auge da corrida do ouro na década de 1870. No seu ápice a cidade atraiu figuras famosas como Wyatt Earp, Calamity Jane e Wild Bill Hickok. Produzida pela HBO.

A série também conta um filme próprio, veja mais detalhes aqui.

Ver mais informações

3. The Crown (2016-)

The Crown (A Coroa) é uma série que ainda está em andamento, mas já conta com 41 episódios. Ela apresenta a história da rainha Elizabeth II da Inglaterra, desde a sua juventude sob o reinado de seu pai George VI, mostrando sua ascensão ao trono 1952 e a sua atuação como rainha, relação com políticos e as intrigas da família real. É uma série muito interessante e muito bem produzida. Está disponível na Netflix.

Ver mais informações

4. The Tudors (2007-2010)

The Tudors é uma série em 38 episódios sobre o reinado de Henrique VIII, rei inglês que governou a Inglaterra entre 1509-1547, e foi responsável por grandes mudanças no país, entre elas o fortalecimento da monarquia inglesa, a separação da igreja de Roma e a criação de uma igreja nacional. A série dá um grande enfoque a vida privada do rei, as intrigas da corte e a sua relação com suas seis esposas. Uma excelente série sobre o início da Idade Moderna e sobre a Reforma Protestante.

Ver mais informações
Henrique VIII, Thomas Cromwell e Ana Bolena na série Wolf Hall de 2015.

5. Wolf Hall (2015)

Wolf Hall é uma mini-série sobre a Inglaterra Tudor que se foca na figura de Thomas Cromwell. A mini-série começa por volta de 1529 com a queda do cardeal Wolsey e vai até a execução de Ana Bolena em 1536, sempre mostrando as intrigas da corte no palácio de Hampton Court. É uma série maravilhosa com apenas seis episódios e cujo único defeito é terminar rápido demais. O elenco da série conta com estrelas como Mark Rylance (Thomas Cromwell), Damian Lewis (Henrique VIII), Claire Foy (Ana Bolena), Bernard Hill (Duque de Norfolk) e Jonathan Pryce (Cardeal Wolsey).

É baseada no livro de Hilary Mantel.

Ver mais informações

6. Tutancâmon (2016)

Essa minisérie em 4 capítulos mostra a história da grande descoberta arqueológica do século 20, a tumba do faraó Tutancâmon pelo arqueólogo Howard Carter em 1923. É uma série muita boa produzida pela BBC.

Ver mais informações

7. Roma (2005-2007)

Essa é a minha série histórica favorita! Tenho um carinho especial por ela porque conheci essa série em 2007, alguns meses após decidir me graduar em História.

Roma é uma série com 22 episódios. A primeira temporada mostra a guerra civil entre Júlio César e Pompeu, e a segunda foca nos conflitos entre Otávio e Marco Antônio, que levaram ao início do Império Romano. Produzida pela HBO, essa série foi, na época, a mais cara da história, e mostra uma grande preocupação com a fidelidade histórica e uma pesquisa primorosa. Nas últimas semanas assisti novamente a primeira temporada, depois de ler uma biografia de Júlio César de mais de 700 páginas, e não fiquei decepcionado em nenhum episódio!

Ver mais informações

8. Roma Antiga: Ascensão e Queda de um Império (2008)

Essa é uma série da BBC que não é muito conhecida. Ela conta com seis episódios, cada um dedicado a um momento da história de Roma: Nero, Júlio César, Tibério Graco, rebelião dos judeus (66), Constantino e saque de Roma por Alarico. Vale muito a pena conferir!

Ver mais informações

9. Vikings (2013-)

A série Vikings é uma queridinha do público, já são mais de 93 episódios e a série ainda está em andamento. Devo confessar que só tive tempo de assistir as quatro primeiras temporadas, mas achei ela muito boa! A série começa com a ascensão do rei Ragnar Lodbrok, um rei de historicidade discutível que teria reinado entre o século 8 e 9. Disponível na Netflix.

Ver mais informações

10. The Devils Whore (2008)

Essa é uma minisérie sobre a Guerra Civil Inglesa (1642-1651), uma revolução burguesa puritana que executou o rei inglês Charles II e instaurou um novo regime na Inglaterra. Em 4 episódios, a série mostra os eventos do período pelos olhos de uma personagem fictícia, a jovem Angelica Fanshawe.

Ver mais informações

11. Band of Brothers (2001)

Band of Brothers é uma série norte-americana que narra a história da Companhia Easy, do 506º Regimento de Infantaria Paraquedista, na Segunda Guerra Mundial. A série toma as suas liberdades artísticas, mas retrata personagens reais, e o roteiro é baseado em entrevistas com os veteranos da companhia. A série conta com 10 episódios e mostra o treinamento, e a participação na guerra, desse regimento de soldados voluntários, que lutou contra os nazistas na Europa e participou de grandes batalhas da guerra, como a invasão da Normandia, a operação Market Garden e a batalha de Bastogne. Uma produção da HBO.

Ver mais informações
Da esquerda para a direita, os personagens Pierre Bezukhov, Natasha Rostova e Andrei Bolkonsky.

12. Guerra & Paz (2016)

Baseado na obra homônima do escritor russo Liev Tolstói, essa série da BBC narra a história de vários membros da elite russa durante o período imperial no início do século 19. Nessa época, a Rússia era governada pelo czar Alexandre I Romanov e estava em constante conflito com a França e seu império Napoleônico em expansão. A série mostra o personagem Napoleão Bonaparte, mas seu foco é a cultura e a consequências das invasões na vida dos russsos.

Saiba mais
Anterior
Próximo

E você, quais são as suas séries de História favoritas?

Gostou desse artigo?




Mais artigos sobre História no cinema

Os meus 20 filmes de História favoritos

Alterações realizadas desde a publicação:

05/12/2020 - Atualizada para 12 séries ao invés de 10 01/10/2020 - Adicionada série bônus: Wolf Hall 01/10/2020 - Estrutura alterada para lista com slider
02/05/2020 - Data de publicação

Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Escrito por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.