Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

Artigos

Artigos originais e traduções de bons textos que encontramos na internet. A confiabilidade dos conteúdos oferecidos é nossa maior preocupação, por isso buscamos postar apenas textos com bibliografias e/ou que venham de fontes confiáveis.

[Vídeo] Série documental da BBC sobre a Primeira Guerra Mundial

Artigos > Contemporânea  |  37 visualizações  |  642 palavras

Capa do artigo: [Vídeo] Série documental da BBC sobre a Primeira Guerra Mundial

Produzida em 2003 pela BBC, a minisérie A Primeira Guerra Mundial (The First World War) apresenta em detalhes os eventos que levaram ao início do conflito em 1914 e todo o seu desenrolar  até a sua conclusão no ano de 1918. Ela se destaca não só por contar com mais de 10 horas e trazer imagens inéditas, mas também por apresentar relatos das pessoas envolvidas na guerra, não apenas o ponto de vista dos líderes políticos e militares. É uma excelente introdução para todos àqueles interessados no conflito.

A produção é baseada em um livro do historiador britânico Hew Strachan, que nunca foi publicado no Brasil.

Como assistir

A série conta com 10 episódios, que listamos abaixo junto das respectivas sinopses. A série de  documentários está disponível no Youtube em uma versão legendada. Para assistir acesse essa playlist, ou essa, ou essa, ou então procure pelo termo "primeira guerra mundial BBC" no campo de busca do Youtube.

Os episódios:

1. Às Armas!

1914 - Introdução, causas do conflito e assassinato do duque Francisco Ferdinando. As complexas origens da Grande Guerra e como tensões locais aparentemente insignificantes nos Bálcãs explodiram na Guerra Mundial.

2. Sob à Águia!

1914-1915 - Os primeiros meses da guerra na Frente Ocidental, a guerra de trincheiras, a Batalha de Mame. A invasão alemã da Bélgica e da França foi brutal e atiçou as chamas da guerra.

3. Guerra Global

1914-1916 - A guerra se estende aos oceanos e chega às colônias. Os impérios europeus entraram em confronto em todo o mundo, desde os mares do Atlântico Sul até as planícies da África.

4. Jihad

1914-1916 - A história do envolvimento dos turcos na Primeira Guerra Mundial. O Império Turco Otomano provou ser um inimigo formidável, como os Aliados descobriram à duras custas em Gallipoli e no Oriente Médio.

5. Acorrentado a um cadáver

1914-1916 - Enquanto os alemães e austríacos entraram em confronto com os russos na amarga Frente Oriental, a Itália foi envolvida em uma terrível carnificina, onde as pessoas lutaram nos piores terrenos sob condições adversas.

6. Rompendo a paralisia

1915-1917 - O Somme e Verdun viraram uma carnificina em uma escala sem precedentes, enquanto os exércitos lutavam para quebrar o impasse na Frente Ocidental.

7. Bloqueio

1916-1917 - A guerra no mar foi tão amarga quanto a guerra na terra. A batalha na Jutlândia foi inconclusiva, mas a ameaça dos U-boat ameaçou a Grã-Bretanha como nunca antes. Enquanto isso, a América entrou na guerra.

8. Revolução

1917 - Os efeitos da Grande Guerra destruíram nações, inspiraram motins em massa por tropas desesperadas, causaram grande convulsão no front doméstico e mudaram o mundo para sempre.

9. A última jogada da Alemanha

1918 - Mais de 1 milhão de tropas alemãs foram enviadas para a Ofensiva da Primeira (Kaiserschlacht) - a última grande ofensiva da guerra, enquanto o conflito ainda grassava em muitas outras frentes.

10. Guerra sem fim

1918 - A dramática vitória dos Aliados em Amiens levou à vitória em apenas 100 dias e à assinatura de uma paz amargamente ressentida, enquanto outras nações tropeçavam em seus próprios acordos de cessar-fogo.

Gostou desse artigo?




Mais artigos sobre Contemporânea

Tropas coloniais e contribuições financeiras das colônias na Primeira Guerra

A teoria nazista da beleza no filme Arquitetura da destruição

Hitler's Circle of Evil - Uma boa série documental sobre as intrigas da cúpula nazista

Artigo publicado em 16/04/2021.



Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Escrito por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.