Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Boa Ventura! A Corrida do ouro no Brasil (1697-1810)

Livros > Brasil Colônia  |  491 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Boa Ventura! A Corrida do ouro no Brasil (1697-1810), de Lucas Figueiredo
Autor: Lucas Figueiredo
Páginas: 387
Editora: Record
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Quanto ouro foi levado para fora do Brasil? Como foram as excursões que desbravaram o coração do país na busca pelo eldorado brasileiro? Nesta reportagem histórica, narrada como um romance de aventura, o jornalista Lucas Figueiredo conta como a cobiça forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

Lucas Figueiredo é um jornalista e escritor, autor de diversos livros-reportagem que vão desde temáticas como a mineração no Brasil,  à ditadura militar e até a política brasileira mais recente. O livro Boa Ventura! foi lançado em 2011 e se dedica a fazer um relato da corrida do ouro no Brasil entre os períodos de 1697 a 1810.

O livro é inegavelmente bem escrito e divertido de ler, eu fiz a leitura das 336 páginas em nove dias sem muito esforço. Achei o livro bastante interessante porque esse era um tema que eu ainda não havia estudado muito, mas mesmo assim penso que o autor fez um relato bastante superficial.

As primeiras 100 páginas do livro trazem uma introdução geral sobre o império português, a importância do Brasil dentro dele e as diversas tentativas frustradas de encontrar ouro ao longo dos primeiros 200 anos de colonização. O autor também dá bastante destaque aos reis portugueses, principalmente para frisar a imensa vontade que eles tinham de encontrar metais preciosos no Brasil e para relatar as dívidas e as extravagâncias da corte portuguesa.

Aliás, o livro repete de forma cansativa a questão das dívidas de Portugal e sua situação econômica ruim, mas eu gostaria que houvesse um relato mais aprofundado sobre esse tema. Infelizmente, ao longo do livro o autor se mantém fazendo descrições genéricas sobre  isso mas sem nunca entrar em detalhes, evitando, a meu ver, entrar em temáticas que podem ser consideradas chatas para o público geral.

Há dois pontos que também me chamaram a atenção de forma negativa:

Os índios praticamente não aparecem no livro e quando aparecem são retratados como bárbaros, e o ponto de vista deles sobre as entradas e a conquista das minas pelos brancos é ignorado.

Para um livro que se propõe a falar da corrida do ouro, penso que ele trabalha a questão dos bandeirantes de forma muito rasa. No livro as entradas são resumidas à apenas alguns eventos isolados e não há nenhum capítulo dedicado exclusivamente ao tema.

Mas no geral o livro é bom. É bem escrito e resume de forma lúcida e coerente a maior parte dos temas envolvendo a corrida do ouro. Recomendo para àqueles que ainda não sabem muito sobre o tema. Pessoas que não sabem absolutamente nada acharão o livro excelente.

Resenha publicada em 09/08/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Lucas Figueiredo

Jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte em 1968. Recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog e um Jabuti. Foi repórter da Folha de S.Paulo e colaborador da rádio BBC de Londres. Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco. Além desse livro, também é autor dos livros-reportagem Morcegos negros e Ministério do silêncio, entre outros.

Jornalista

Mais livros sobre Mineração no Brasil

Edgard Luiz de Barros

Os Sonhadores de Vila Rica

P.M.Bardi

O Ouro no Brasil

Luiza Rios Ricci Volpato

Entradas e Bandeiras

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL