Autor: Mario Curtis Giordani
Páginas: 368
Editora: Vozes
Ano da edição: 1972
Idioma: Português
Esta obra desenvolve um estudo sobre as principais civilizações da antigüidade em todos os seus aspectos: políticos, sociais, econômicos, literários, religiosos, etc. Focalizam-se civilizações antigas, como a sumeriana. O livro inicia com um estudo da história e um resumo da Idade da Pedra e da Idade dos Metais.
Mário Curtis Giordani (1921-2014) foi um escritor gaúcho. Cursou Filosofia, Teologia e fez bacharelado e licenciatura em Letras Clássicas. Também foi bacharel em Direito e professor universitário de Filosofia e Direito romano. Autor de mais de 10 livros de História, com livros que vão desde a Antiguidade até a Idade Moderna.
GIORDANI, Mario Curtis. História da Antiguidade Oriental. Petrópolis: Vozes, 1972.
Conheço os livros de Mario Curtis Giordani desde antes da faculdade, lá pelos anos 2000. Mas as obras dele foram escritas no final da década de 1960 e início da década de 1970. Tenho certeza que isso já é motivo suficiente para que muitas pessoas menosprezem a sua obra, mas vou detalhar alguns pontos que fazem com que os livros de Mario Curtis Giordani sejam interessante, pelo menos para aqueles que estão começando e querem bons livros introdutórios.
Mario Curtis Giordani tem extensa formação acadêmica e escreveu diversas obras de História de caráter introdutório. História da Antiguidade Oriental é a primeira delas.
Seus livros possuem algumas características que visam facilitar a compreensão para os iniciantes. Todos os livros são divididos por temática, tais como: Descrição do local e dos seus habitantes, História política, Estrutura político-social, Vida econômica, Literatura, Direito, Artes, Religião e Legado (confira as fotos para ver como funciona na prática).
Ao trabalhar cada um desses temas individualmente o autor torna a assimilação mais fácil, além de propiciar uma pesquisa mais rápida.
O autor também se destaca pelo uso de extensa bibliografia, além disso suas obras costumam começar com um capítulo chamado As Fontes. Nesse espaço o autor faz uma lista descritiva das principais fontes primárias existentes sobre o tema, e analisa a sua credibilidade.
Essa é uma prática maravilhosa que infelizmente não é copiada pela maior parte dos historiadores.
De qualquer forma, fica claro que Giordani não é nenhum historiador, mas baseia suas informações em uma ampla bibliografia somada a um instinto acadêmico apurado.
História da Antiguidade Oriental, é sem dúvida sua obra mais simples. Toda História do Egito, por exemplo, é condensada em meras 63 páginas. E o autor ainda trabalha outras nove civilizações da antiguidade no Oriente.
Li essa obra algumas vezes na época da faculdade e ela me ajudou. É com certeza uma obra interessante para quem quer ter um primeiro contato com esses temas. Abaixo faço a listagem das civilizações trabalhadas no livro, a quantidade de páginas dedicadas a cada uma e o espaço de tempo trabalhado.
O livro também foi lançado em outras versões, com capas diferentes:
Resenha escrita em 21/09/2018.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.