Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

O Mundo Egípcio: Deuses, Templos e Faraós - Vol.1

Livros > Egito Antigo  |  1,8 mil visualizações

Salvar nos favoritos
Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

BAINES, John e MÁLEK, Jaromír. O Mundo Egípcio: Deuses, templos e Faraós. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Del Prado, 1996.

Grandes Impérios e Civilizações é uma série de livros lançados pela Edições del Prado na década de 1990, que apresenta volumes dedicados a diversos temas da História, tais como: o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a Europa Medieval, a China, a Grécia, Roma, etc. Muitas dessas obras já foram relançadas por outras editoras. Algumas foram relançadas pela editora Folio, eu inclusive já resenhei uma delas: o volume que trata da Mesopotâmia, que você pode ver aqui.

A versão lançada pela Edições del Prado tem uma característica marcante. Os livros são cortados em dois volumes. Literalmente cortados. O primeiro volume possuía a primeira parte da obra, e no segundo volume até o número das páginas continua a contar a partir do volume anterior, e a bibliografia, índice remissivo e outras informações são colocadas apenas no final do segundo volume.

Essa obra que irei resenhar é dedicada ao Egito Antigo e, esse primeiro volume, é dividido em duas partes. Na introdução de sua obra, os autores esclarecem os seus objetivos:

(...) fazer um levantamento sistemático da localização dos monumentos mais importantes do antigo Egito, uma avaliação de sua importância histórica e cultural e uma breve descrição das suas principais características, com base nos conhecimentos mais atualizados da egiptologia. Outros capítulos e artigos especiais tratam de aspectos gerais da civilização egípcia, (...) ajudando-o, ao mesmo tempo, a compreender as questões mais vastas do desenvolvimento desta sociedade e fornecendo um pano de fundo para a trajetória irregular das cidades e dos seus templos. (p.10)

A seguir discutirei em detalhes as características desse livro:

Primeira parte - O Ambiente Cultural

Na primeira metade da obra, os autores apresentam os aspectos gerais da civilização egípcia antiga começando pela geografia do país. Há descrições do rio, das regiões, do deserto e dos oásis. Tudo o que você precisa saber para se posicionar no ambiente geográfico do Egito Antigo.

Os autores seguem com uma descrição da história dos estudos do Egito Antigo. É na verdade um capítulo bem interessante, onde o desenvolvimento da egiptologia é apresentado de forma rápida e concisa.

Nas páginas seguintes os autores descrevem a história política do Egito Antigo, e essa seção inclui até uma lista com as 30 dinastias e os faraós que fizeram parte de cada uma.  Não há análises muito profundas, cada um dos períodos da história egípcia e descrito focando nos faraós, nas campanhas militares, nas invasões e nas mudanças no cenário político.

O capítulo final dessa parte, intitulado "Arte e Arquitetura" tem uma caráter mais técnico. As principais formas artísticas (escultura, relevo e pintura) são comentadas e os ponderamentos sobre arquitetura são todos destinados a descrever, de forma rápida, o significado cósmico da arquitetura dos templos.

Segunda parte - Viagem Nilo Abaixo

Nessa segunda parte da obra, os autores começam a descrever cada um dos sítios arqueológicos conhecidos no Egito. É uma parte do livro com uma natureza mais enciclopédica. Não é o tipo de texto feito para ser lido do início ao fim, são mais de 30 páginas em que há descrições detalhadas e, muitas vezes, maçantes, de cada uma das cidades, seus monumentos, templos e faraós responsáveis por sua construção. Acredito que esses sejam conteúdos bastante utéis para pesquisa, mas a leitura é entendiante.

Os autores decidiram fazer a "viagem pelo Nilo" do Sul para o Norte, seguindo a correnteza do rio. Para uma melhor organização, esse volume apresenta três divisões: Alto Egito Meridicional, Tebas e Alto Egito Setentrional. Ou seja, os autores descrevem todos as cidades e sítios arqueológicos que existem entre Elefantina (no sul) até Qaw el-Kebir (mais ao norte). No mapa abaixo você confere a região que é coberta nesse volume:

A área entre as duas barras pretas é a região que é descrita em detalhes pelos autores.

Os pontos positivos e negativos da obra

A leitura da primeira parte da obra é bastante agradável e o livro é muito bem ilustrado, com fotos de estátuas, pinturas de túmulos e imagens de locais, todas muito bem referenciadas. O livro também conta com dezenas de mapas, não só do Egito como um todo, mas também há mapas da planta de templos e de sítios arqueológicos, facilitando sobremaneira a compreensão das descrições dos locais.

Na segunda parte da obra, onde são descritos os locais, os editores tiveram a feliz ideia de colocar mapas em cada uma das páginas, demarcando a posição dos locais citados em relação ao Nilo e à outras localidades mais famosas (veja foto abaixo). Essa é uma característica muito proveitosa desses livros.

 Mapas nos cantos do livro.

Embora a obra seja interessante, ela é claramente voltada para um público iniciante, logo, terá pouco a contribuir para àqueles que já tem um bom conhecimento sobre o Egito Antigo. Exceto, talvez, pela segunda parte, que, por possuir um caráter mais enciclopédico, pode ser uma boa referência para futuras pesquisas.

A obra também possuí algumas seções especiais: Faraós do Egito, Galeria de Faraós, Convenções de representações, Estelas tumulares, Barcos no Nilo, J.G.Wilkinson. Embora todas sejam bastante ilustradas, nenhuma dessas páginas conta com informações muito interessantes e os dados apresentados são rasos e muito gerais. Se você tiver curiosidade sobre seu formato, todas elas se encontram representadas nas fotografias acima.

Nos próximos dias estarei publicando a resenha do segundo volume.

Resenha publicada em 02/01/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

John Baines

John Baines é um egiptólogo e professor emérito da Universidade de Oxford.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Jaromír Málek

Jaromír Málek é um historiador especilista em Egito Antigo com livros publicados sobre temas diversos, tais como: a arte egípcia, os gatos no Egito Antigo, os tesouros de Tutancâmon, etc.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Egito Antigo

Alberto Angela

Cleópatra

John Baines e Jaromír Málek

O Mundo Egípcio: Deuses, Templos e Faraós - Vol.2

Robert Nicholson e Claire Watts

O Egito Antigo: Fatos - Histórias - Atividades

Dominique Valbelle

A vida no Antigo Egipto

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL