Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Antigo Egito - O Novo Império

Livros > Egito Antigo  |  2 mil visualizações

Salvar nos favoritos
Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

FEIJÓ, Martin Cezar. Antigo Egito - O Novo Império. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Esse livro faz parte da coleção O Cotidiano da História, que apresenta vários temas populares da História Geral e da História do Brasil para o público infanto-juvenil.

A obra apresenta uma ficção-histórica, na qual personagens fictícios se relacionam com personagens reais da História do Egito Antigo. O objetivo: apresentar a cultura da época, de forma a facilitar o seu entendimento a um público jovem e sem grandes conhecimentos sobre o tema.

A história de ficção se passa no século 13 a.C. e narra os evento da vida de Nekhti, um médico da corte do rei Ramsés II. A história é bem curta, mas detalha alguns eventos da vida cotidiana da época, tais como: a cobrança de impostos e os abusos de escribas do rei, a mumificação e o enterro, o roubo de sepulturas, o encontro com os deuses no pós-vida, as audiências com o faraó e o Festival de Opet, a festa da abundância. Além disso, Nekhti também cruza com uma personagem de origem síria, mostrando o caráter 'internacional' das civilizações do antigo oriente próximo.

Além dessa ficção-histórica, o livro também apresenta alguns textos curtos sobre o Egito Antigo. E ao final da obra, o autor faz um apanhado geral sobre a história dessa civilização, trabalhando de forma superficial vários temas sobre o Egito Antigo.

Em 2004, uma nova edição dessa obra foi lançada com a capa abaixo:

Resenha publicada em 13/11/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Martin Cezar Feijó

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1979), FFLCH-USP, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999), ECA-USP. Professor titular-doutor na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP). Autor de dez livros, entre ensaios, ficção e ficção paradidática.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Egito Antigo

John Baines e Jaromír Málek

O Mundo Egípcio: Deuses, Templos e Faraós - Vol.2

Charlotte Booth

Guia do Viajante pelo Mundo Antigo: Egito

Fiona Macdonald

Com a História na mão: Egípcios Antigos

Pierre Montet

O Egito no tempo de Ramsés

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL