2,4 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jacqqueline Morley
Título original: An Egyptian Pyramid - Inside Story
Coleção: Fique por dentro da História
Páginas: 48
Editora: Manole
Ano da edição: 1993
Idioma: Português
Visite uma pirâmide egípcia e descubra você mesmo como estruturas tão vastas foram construídas e para quê. Magníficas ilustrações fornecem uma visão íntima e vívida da vida no Egito Antigo.
Ilustrações de Mark Bergin e John James.
Formou-se na Faculdade de Somerville, Oxford. Lecionou inglês e história e agora trabalha como tradutora freelance e escritora. Escreveu ficção e não-ficção histórica para crianças e tem um interesse especial pela história da vida cotidiana.
MORLEY, Jacqqueline. Fique por Dentro da História: Uma Pirâmide Egípcia. São Paulo: Manole, 1993.
Esse livro faz parte da coleção "Fique por Dentro da História", lançada no Brasil pela editora Manole na década de 1990. O objetivo da série é dar vida a História e mostrar como grandes estruturas arquitetônicas foram construídas, focando no dia-a-dia dos seus construtores mais simples e apresentando um quadro geral da sociedade da época.
Essa obra se foca nas pirâmides egípcias. Mas, embora o livro fale muito das pirâmides de Gizé, e principalmente da Grande Pirâmide de Queóps, logo na introdução a autora já esclarece: "A pirâmide deste livro não se baseia em um exemplo particular, mas é representativa de todas elas." (p.5)
Na realidade, a autora se utiliza de exemplos que compreendem diversos séculos distintos. Normalmente ao falar das pirâmides em si, ela fala sobre as Pirâmides de Gizé. Ao falar sobre os Templos egípcios são apresentadas ilustrações que mostram Templos do Reino Novo (mais de 1000 anos depois de Gizé) e do Período Ptolomaico (mais de 2300 anos depois de Gizé). Há também um capítulo dedicado às múmias e as tumbas onde, novamente, são usados exemplos do Reino Novo.
O livro também comenta a existência de cidades construídas próximas as pirâmides, onde os trabalhadores viviam durante sua construção. Nesse caso, a autora usou como exemplo a cidade de Kalhu, construída cerca de 800 anos após Gizé, no período do Reino Médio.
Ao longo de suas 48 páginas, são apresentadas ilustrações que retratam desde o estabelecimento das fundações, até a colocação de sua pedra-de-topo. Também são mostrados detalhes da sociedade egípcia, tais como a vida do povo na cidade, as festas religiosas locais, a agricultura, o trabalho dos artesões, a vida na corte do Faraó e nos templos religiosos, etc.
As ilustrações criadas por Mark Bergin e John James são lindíssimas, e o livro é de capa dura com um papel bem resistente, uma espécie de versão para colecionadores. A obra é voltada para o público infanto-juvenil e embora suas generalizações sejam um pouco irritantes, ele cumpre seu papel: apresentar uma introdução a civilização egípcia, especialmente no que diz respeito às suas práticas funerárias.
Resenha escrita em 31/01/2019.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.