O Feudalismo

Livros > Idade Média  |  162 visualizações

Capa do livro O Feudalismo, de Hilário Franco Jr.
Autor: Hilário Franco Jr.
Páginas: 104
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1993
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Sabe-se que a época feudal foi a matriz da civilização cristã ocidental. O estudo das sociedades que se seguiram está, pois, vinculado à compreensão deste momento. Se isso é consenso entre os historiadores, o mesmo não se pode dizer quanto à definição de Feudalismo. Sistema econômico, conjunto de relações jurídicas ou apenas um tipo de mentalidade? Escapando a rótulos que possam desfigurá-lo, o Feudalismo é aqui visto a partir da inter-relação de todos os seus aspectos, de seu processo formativo até sua crise, que culminou com o aparecimento do Capitalismo.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

FRANCO JR., Hilário. O Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1993.

O Feudalismo é um livro da coleção Tudo é História, uma série introdutória lançada pela editora Brasiliense voltada para o público universitário. Seu autor é Hilário Franco Jr., famoso medievalista brasileiro, autor de diversas obras sobre o Idade Média.

Abaixo você confere um resumo básico de cada um dos quatro capítulos da obra:

A Gênese - Autor fala sobre as origens do sistema feudal, que só surgiu de fato no século 10, e enumera e descreve em detalhes as sete características que levaram ao seu surgimento: Ruralização da sociedade, enrijecimento da hierarquia social, fragmentação do poder central, desenvolvimento das relações de dependência social, privatização da defesa, clericalização da sociedade e transformações da mentalidade.

A estrutura - Descrição da estrutura do feudalismo. A economia, a sociedade, o contrato feudo-vassálico, o cavaleiro e a guerra e a igreja. São 32 páginas que mostram como o feudalismo funcionava na prática.

A dinâmica - Capítulo sobre o auge do feudalismo no século 11-13. O autor comenta o crescimento da época, que foi de três ordens: populacional, econômico e territorial.

A crise - A crise do feudalismo a partir do final do século 13. A fome, a Peste Negra, as guerras e o fortalecimento das monarquias nacionais, a retração econômica e a necessidades de reformas, que são implementadas no início da Idade Moderna.

Comentários sobre a obra

Se você procura uma obra de introdução ao Feudalismo, realmente não encontrará algo melhor que isso. Esse livro é perfeito nesse aspecto, trabalhando as questões econômicas, sociais e culturais em menos de 100 páginas. Hilário Franco Jr. é um grande escritor, sua escrita é leve e agradável e ele vai direto ao ponto, sem rodeios, sem lero-lero.

Acho que o autor faz um bom trabalho definindo o feudalismo. Há uma grande confusão entre muitos historiadores, com o termo feudalismo sendo utilizado para descrever qualquer tipo de sociedade agrária onde o dono da propriedade aloca suas terras. Mas o feudalismo é muito mais complexo do isso, e o autor descreve as complexas relações feudais com maestria e simplicidade.

Hilário Franco Jr. é um dos meus medievalistas favoritos. Ainda esse ano pretendo resenhar outros livros do autor, inclusive a sua maior obra: Idade Média - Nascimento do ocidente.

Essa e outras obras do autor podem ser encontradas na Library Genesis. Para mais informações sobre o livro, consulte as fotos e as minhas anotações de leitura, nos botões acima desse texto.

Resenha publicada em 21/08/2020.

Hilário Franco Jr.

Hilário Franco Júnior é medievalista, especialista em mitologia medieval, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), tendo feito seu pós-doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études en Sciences Sociales. A maior parte de suas publicações também tem como tema a História Medieval, dentre elas duas premiadas com o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro ("A Eva barbada - Ensaios de mitologia medieval" e "Cocanha - A história de um país imaginário").

Veja outros livros desse autor (3)
Historiador(a)

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Economia medieval

Jean Gimpel

A Revolução Industrial da Idade Média

Robert Fossier

O Trabalho na Idade Média

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.