Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

O conceito de Revolução Inglesa: Apenas uma introdução.

A estrutura econômica: A situação econômica da Inglaterra no século 17, com foco em três áreas: agrária, industrial e mercantil. O autor fala sobre a questão da terra, com destaque para os cercamentos. Sobre a organização da indústria manufatureira antes da Revolução Industrial e sobre a questão mercantil, as companhias de comércio internacional e a produção de lã e tecidos, que eram a base das exportações inglesas.

A estrutura social: Descrição dos três grupos sociais principais desse período e dos seus interesses: aristocracia, yeomen e gentry.

A estrutura política: Sobre o Absolutismo inglês, mas com um destaque maior para a monarquia Tudor e poucos comentários sobre o governo dos Stuart, no qual a revolução de fato aconteceu.

A evolução da conjuntura: Comentários sobre a crise econômica geral do século 17 e como essa crise estimulou o conflito.

O processo revolucionário: O capítulo que fala sobre a revolução e a guerra propriamente ditas.

As grandes transformações: Sobre o legado da revolução e as reformas que foram realizadas pela ascensão de um novo grupo ao poder.

Livros   >    Idade Moderna

A Revolução Inglesa

1,8 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Revolução Inglesa, de José Jobson de Andrade Arruda
Informações técnicas

Autor: José Jobson de Andrade Arruda
Coleção: Tudo é História
Páginas: 100
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1990
Idioma: Português

Sinopse

A Revolução Inglesa de 1640 transformou a estrutura política, social e econômica da Inglaterra. Antecipando-se em 150 anos às revoluções Americana e Francesa, foi a primeira vez na História que a burguesia, tirando o poder - e a cabeça - do rei, no caso, Carlos I, assumiu o poder. Liderada por Cromwell, foi a revolta que, eliminando o modo de produção artesanal, lançou as bases para o capitalismo e a Revolução Industrial, que no século seguinte estenderia o poderio e o domínio britânicos pelos cinco continentes.

Historiador
José Jobson de Andrade Arruda

Possui graduação em História pela USP (1966) e doutorado em História Econômica pela USP (1973). Atualmente é professor titular da USP, Editor-chefe da Editora da Universidade Sagrado Coração, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Sagrado Coração e Professor Associado da Unicamp. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea, História Econômica.

Anotações de leitura do livro Análise do livro
3/5 REGULAR

ARRUDA, José Jobson de Andrade. A Revolução Inglesa. São Paulo: Brasiliense, 1990.

A Revolução Inglesa é um livro da coleção Tudo é História escrito pelo historiador José de Andrade Arruda, e que trata da "grande revolução burguesa da história da civilização ocidental" (palavras do autor) que ocorreu na Inglaterra no século 17. Essa série de livros produzida pela editora Brasiliense é conhecida por oferecer livros bem escritos, curtos e de caráter introdutório.

Conteúdo do livro

Confira abaixo um resumo rápido de cada um dos capítulos do livro:

Exibir conteúdo dos capítulos

Comentários

Para um livro que se intitula "A Revolução Inglesa" há realmente pouca informação sobre esse evento. A maior parte do livro se foca em descrever o contexto político, social e econômico anterior a Guerra Civil, e apenas a partir da página 70 o autor começa a descrever o processo revolucionário propriamente dito.

A obra é relativamente bem escrita, mas acho que a divisão em temas (economia, sociedade, política) é desnecessária e prejudicou o potencial do livro. A obra teria ficado muito melhor com os temas misturados se entrecruzando conforme os eventos fossem sendo descritos.

Também acho que o autor discute de tudo e acaba falando de quase nada. Há muitas questões que são citadas em um parágrafo e depois ignoradas, então acho que faltou um pouco de qualidade no trabalho de síntese e recorte dos temas. É claro que temos que ter em mente que a Revolução Inglesa é um evento extremamente complexo, com muitos interesses e grupos envolvidos. Um conflito permeado por questões econômicas, religiosas, de política interna e externa. É realmente complicado exigir um trabalho de qualidade sobre o tema em apenas 100 páginas. Mas acho que o livro serve para dar uma visão geral sobre todas as questões e facilitar o início dos estudos.

O autor cita várias obras de outros autores, especialmente de Christopher Hill, o mais famoso especialista no tema. Para os interessados em se aprofundar nesse conflito, com certeza a obra de Hill é a mais indicada. Ao final da obra também há uma grande lista de recomendações de obras sobre o tema, embora a maioria delas seja em inglês.

Arruda também dá um grande destaque para a importância do conflito. Foram as mudanças trazidas pela revolução, e pela ascensão da burguesia ao poder, que fizeram com que a Inglaterra se transformasse em uma potência capitalista já no século seguinte. A revolução se utilizou tanto de medidas liberais como de ações protecionistas - os Atos de Navegação foram um grande ato intervencionista e protecionista - para garantir que os interesses da classe mercantil fossem garantidos e fortalecidos.

A obra com certeza serve como uma introdução geral ao tema, mas nada mais do que isso. Como o tema é muito complexo é inevitável a leitura de outras obras para uma visão mais clara do conflito.

Nessa página você ainda encontra muitas outras informações que lhe permitirão ter uma visão mais completa da obra: acima dessa resenha você verá o link para as minhas anotações de leitura, com detalhes profundos do seu conteúdo. O livro está disponível na Library Genesis, ou pode ser comprado pesquisando pelos links que disponibilizamos logo acima.

Resenha escrita em 01/05/2022.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Guerra Civil Inglesa
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.