1 - Introdução: Uma longa introdução sobre o que é a indústria e a sua longa história. O autor discute a datação da revolução, e o conceito de revolução. Depois fala da ideia de uma 1°, 2° e 3° Revoluções industriais e comenta sobre as divisões feitas por outros autores. Também fala da diferença das invenções ligadas a observação e das invenções geradas pela pesquisa científica.
2 - Antecedentes históricos: Um grande resumo com os avanços da indústria e da produção de energia da Pré-História até o início do século 18.
3 - O que foi a Revolução Industrial: Esse é o capítulo sobre a revolução industrial propriamente dita. Aqui o autor fala dos avanços nos três setores que levaram à revolução: a máquina a vapor, os tecidos de algodão e a indústria metalúrgica e mineração. Ele fala das grandes invenções que ocorreram entre 1730-1850 e como elas revolucionaram a produção.
4 - Condicionamento da mudança: Aqui o autor fala das condições que levaram ao pioneirismo inglês. Destacando as mudanças que ocorreram na área política, comercial, agrária e intelectual e que fizeram com que a Inglaterra fosse pioneira na indústria no século 18.
5 - Efeitos da inovação: Quais foram os efeitos da revolução na economia e na sociedade.
Autor: Francisco Iglésias
Coleção: Tudo é História
Páginas: 114
Editora: Brasiliense
Primeira publicação: 1981
Ano da edição: 1982
Idioma: Português
O que foi o momento convencionalmente chamado de revolução industrial, que mudou o perfil do capitalismo a partir do século XIX? Quais seus principais antecedentes? Que inovações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas essa revolução gerou?
Um assunto básico para a compreensão do processo vivido pelas nações de ponta naquele século e no atual – afinal, os países que se empenham para ultrapassar a fase do subdesenvolvimento têm na indústria um de seus dados propulsores, como atividade intensamente ligada à idéia de modernização.
Francisco Iglésias (1923-1999) foi um historiador brasileiro. Respeitado intelectual, destacou-se especialmente pelos estudos sobre a história econômica e social dos séculos 19 e 20. O seu estilo primoroso faz de seu texto um modelo literário.
IGLÉSIAS, Francisco. Revolução Industrial. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Revolução Inglesa é um livro da coleção Tudo é História escrito pelo historiador Francisco Iglésias, e que trata da grande revolução que ocorreu na indústria no século 18, e que teve como pioneira a Inglaterra. Essa série de livros é conhecida por oferecer livros bem escritos, curtos e de caráter introdutório.
Essa obra é dividida em cinco capítulos que tratam dos seguintes temas:
Exibir conteúdo dos capítulosEssa é uma obra extremamente bem escrita e de leitura prazerosa. É uma excelente leitura para quem quer iniciar os seus estudos no tópico. O capítulo 2 faz um bom trabalho limitando as capacidades que a indústria tinha antes da revolução e o capítulo 3 descreve com algum detalhe as grandes invenções do período, não de forma muito profunda (afinal o livro é curto), mas o suficiente para apresentar um plano simples que permita futuras pesquisas.
O autor se utiliza de fontes secundárias para a escrita do livro. Suas principais referências são as obras listadas abaixo, que são bons livros para àqueles que querem buscar mais informações sobre o tema, embora sejam obras mais antigas. A verdade é que há poucos livros sobre A Revolução Industrial lançados no Brasil, então a bibliografia costuma ser mais limitada.
Nessa página você ainda encontra muitas outras informações que lhe permitirão ter uma visão mais completa da obra: acima dessa resenha você verá o link para fotos da obra e para as minhas anotações de leitura. O livro está disponível na Library Genesis, ou pode ser comprado pesquisando pelos links que disponibilizamos logo acima.
Resenha escrita em 20/04/2022.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.