MORLEY, Jacqueline. Fique por Dentro da História: A Vila Romana. São Paulo: Manole, 1993.
A Vila Romana é um dos cinco livros que compõe a série Fique por Dentro da História, publicada na década de 1990 pela editora Manola. O objetivo da série é dar vida a História e mostrar como grandes estruturas arquitetônicas foram construídas, focando no dia-a-dia dos seus construtores mais simples e apresentando um quadro geral da sociedade da época.
Essa obra, no entanto, foge um pouco desse padrão. Os outros volumes da série (Pirâmide Egípcia, Templo Grego, Castelo Medieval e Catedral Medieval), realmente eram dedicados a grandes obras arquitetônicas, que são muito representativas de seu período. Mas esse volume, ao invés de se focar no Coliseu, no Panteão ou em outra grande obra (como um aqueduto, por exemplo), apresenta a Vila Romana.
As vilas romanas eram grandes fazendas no interior, que abrigavam a casa do proprietário das terras, e todos os escravos e funcionários responsáveis por cuidar e trabalhar na propriedade. Também havia vilas nas cidades (como a Vila dos Mistérios, em Pompéia), mas essas são conhecidas como vilas suburbanas, e não são o foco desse livro. E também existiam vilas que eram só grandes casas de férias no campo, sem fazendas anexas. A Vila de Adriano em Tívoli é um exemplo, que é rapidamente citado pela autora.
Esse livro é voltado ao público infantil, e possui todas as limitações pelas quais essas obras são conhecidas: têm muitas ilustrações e poucos textos. É uma obra de caráter introdutório. Não espere encontrar informações muito detalhadas.
Mesmo assim, é uma obra interessante. No início, a autora dá muito destaque para a vida do proprietário das terras e de sua família mas, conforme a obra avança, ela se foca cada vez mais na descrição na vida dos escravos e trabalhadores e dos trabalhos de agricultura realizados nas fazendas. O processo de produção de vinho e azeite, por exemplo, é descrito em detalhes.
Na antiguidade, muitas dessas vilas eram focadas em um determinado tipo de cultura. Mas aqui a autora escolheu mostrar uma vila autosuficiente (com seu próprio ferreiro, carpinteiro e ceramista), para que assim pudesse mostrar todos os detalhes da vida dos romanos no campo.
A autora não cita fontes, obviamente, afinal essa é uma obra para crianças. Mas nas páginas finais, há uma seção chamada Roma no Tempo, onde são citados os principais tratados de agricultura escritos pelos romanos, e que devem ter servido de fonte para as descrições do livro, são os seguintes:
- De Agri Cultura, de Marco Pórcio Catão (século 2 a.C.),
- De Re Rustica, de Marco Terêncio Varrão (século 1 a.C.),
- De Re Rustica, de Columela (século 1 d.C.),
- Naturalis Historia, de Caio Plínio Segundo (século 1 d.C.).
As ilustrações de John James são lindas e o livro é uma edição em capa dura de excelente qualidade. É uma obra belíssima, que vai encantar os interessados na Roma Antiga.
Resenha publicada em 13/05/2020.
Escrita por
Moacir Führ
Moacir tem 35 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.