Fique por Dentro da História: A Vila Romana

Livros > Roma Antiga  |  156 visualizações

Capa do livro Fique por Dentro da História: A Vila Romana, de Jacqueline Morley
Autor: Jacqueline Morley
Título original: A Roman Villa - Inside Story
Páginas: 48
Editora: Manole
Ano da edição: 1993
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Visite uma vila romana e descubra você mesmo tudo o que acontecia nela e em seus arredores. Soberbas ilustrações dão uma visão íntima e vívida da vida cotidiana nos templos romanos.

Ilustrações de John James e e consultoria do arqueólogo Dr. Simon James, do Museu Britânico, especialista em história e arqueologia do Império Romano.


Imagens (19)

Análise do livro

MORLEY, Jacqueline. Fique por Dentro da História: A Vila Romana. São Paulo: Manole, 1993.

A Vila Romana é um dos cinco livros que compõe a série Fique por Dentro da História, publicada na década de 1990 pela editora Manola. O objetivo da série é dar vida a História e mostrar como grandes estruturas arquitetônicas foram construídas, focando no dia-a-dia dos seus construtores mais simples e apresentando um quadro geral da sociedade da época.

Essa obra, no entanto, foge um pouco desse padrão. Os outros volumes da série (Pirâmide Egípcia, Templo Grego, Castelo Medieval e Catedral Medieval), realmente eram dedicados a grandes obras arquitetônicas, que são muito representativas de seu período. Mas esse volume, ao invés de se focar no Coliseu, no Panteão ou em outra grande obra (como um aqueduto, por exemplo), apresenta a Vila Romana.

As vilas romanas eram grandes fazendas no interior, que abrigavam a casa do proprietário das terras, e todos os escravos e funcionários responsáveis por cuidar e trabalhar na propriedade. Também havia vilas nas cidades (como a Vila dos Mistérios, em Pompéia), mas essas são conhecidas como vilas suburbanas, e não são o foco desse livro. E também existiam vilas que eram só grandes casas de férias no campo, sem fazendas anexas. A Vila de Adriano em Tívoli é um exemplo, que é rapidamente citado pela autora.

Esse livro é voltado ao público infantil, e possui todas as limitações pelas quais essas obras são conhecidas: têm muitas ilustrações e poucos textos. É uma obra de caráter introdutório. Não espere encontrar informações muito detalhadas.

Mesmo assim, é uma obra interessante. No início, a autora dá muito destaque para a vida do proprietário das terras e de sua família mas, conforme a obra avança, ela se foca cada vez mais na descrição na vida dos escravos e trabalhadores e dos trabalhos de agricultura realizados nas fazendas. O processo de produção de vinho e azeite, por exemplo, é descrito em detalhes.

Na antiguidade, muitas dessas vilas eram focadas em um determinado tipo de cultura. Mas aqui a autora escolheu mostrar uma vila autosuficiente (com seu próprio ferreiro, carpinteiro e ceramista), para que assim pudesse mostrar todos os detalhes da vida dos romanos no campo.

A autora não cita fontes, obviamente, afinal essa é uma obra para crianças. Mas nas páginas finais, há uma seção chamada Roma no Tempo, onde são citados os principais tratados de agricultura escritos pelos romanos, e que devem ter servido de fonte para as descrições do livro, são os seguintes:

  • De Agri Cultura, de Marco Pórcio Catão (século 2 a.C.),
  • De Re Rustica, de Marco Terêncio Varrão (século 1 a.C.),
  • De Re Rustica, de Columela (século 1 d.C.),
  • Naturalis Historia, de Caio Plínio Segundo (século 1 d.C.).

As ilustrações de John James são lindas e o livro é uma edição em capa dura de excelente qualidade. É uma obra belíssima, que vai encantar os interessados na Roma Antiga.

Resenha publicada em 13/05/2020.

Jacqqueline Morley

Formou-se na Faculdade de Somerville, Oxford. Lecionou inglês e história e agora trabalha como tradutora freelance e escritora. Escreveu ficção e não-ficção histórica para crianças e tem um interesse especial pela história da vida cotidiana.

Veja outros livros desse autor (2)
Historiador(a)

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 32 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Vida cotidiana na Roma Antiga

Jérôme Carcopino

Roma no Apogeu do Império

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.