Autor: Eric Hobsbawm
Título original: The Age of Revolution: Europe 1789–1848
Páginas: 462
Editora: Paz e Terra
Primeira publicação: 1962
Ano da edição: 2005
Idioma: Português
Nesta obra, Eric Hobsbawm discorre acerca de duas revoluções: a Francesa e a Industrial (inglesa). Contemporâneas, causaram importantes modificações na sociedade europeia do fim do século 18 a meados do 19. Aborda também as transformações ocorridas em grande parte do mundo a partir de uma "base europeia" ou "franco-britânica".
Dividida em duas partes, sua narrativa é instigante. Na primeira, trata dos principais desenvolvimentos históricos do período em questão. Na segunda, esboça o tipo de sociedade produzida pelas "revoluções". O livro fala sobre o surgimento de termos utilizados até hoje como industrial, classe média, nacionalismo, cientista, utilitário.
As ilustrações mostram como era a cultura cotidiana do período: transporte, vestimenta, armas, alimentação, trabalho, arquitetura, personagens famosos da época etc.
Eric Hobsbawm (1917-2012), nasceu em Alexandria e estudou na Áustria, na Alemanha e na Inglaterra. Recebeu o título de doutor honoris causa de universidades de diversos países. Lecionou até se aposentar no Birkbeck College da Universidade de Londres e posteriormente na New School for Social Research de Nova York. É autor dos clássicos A Era das Revoluções, A Era do Capital, A Era dos Impérios e Era dos Extremos, além de diversas outras obras na área de História.
Esse livro ainda não foi resenhado.