Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

A Sociedade Feudal

777 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Sociedade Feudal, de Marc Bloch
Informações técnicas

Autor: Marc Bloch
Título original: La societé Féodal
Páginas: 464
Editora: Edipro
Ano da edição: 2016
Idioma: Português

Sinopse

Nesta obra pioneira e monumental, Marc Bloch - um dos mais renomados historiadores do século XX - extrapola os limites alcançados pelos estudos medievalistas e desvenda o que está além das instituições e dos poderes político, jurídico e religioso: o feudalismo como força viva; o homem, a partir de seu modo de viver e de pensar; os principais traços da civilização europeia entre a metade do século IX e o início do século XIII. Adotando um enfoque interdisciplinar, o autor supera os limites das abordagens restritas ao estudo técnico e cumpre seu objetivo de decompor a estrutura da sociedade feudal - desde as origens e a natureza do feudo, passando pelas relações familiares e as relações de dependência, seus rituais, hábitos e costumes sociais - e desnudar o percurso que conduziu as sociedades feudais ao que viriam a se tornar os Estados-nação. Bloch significou um verdadeiro tour de force para a escrita histórica. Nesta obra, expressa com clareza o teor de sua contribuição para a história medieval, a variedade de fontes empregada em seus estudos e o rigor de sua análise. Modelo que permanece ainda hoje amplamente utilizado por historiadores e pesquisadores das novas gerações.

Historiador
Marc Bloch

Marc Léopold Benjamim Bloch (1886-1944) foi um historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales. Estudou na Fundação Thiers entre 1909-1912, onde escreveu sua tese de doutorado sobre o fim da servidão dos camponeses na França. Ajudou a fundar a Revista dos Annales em 1929 e em 1936 sucedeu a Henri Hauser na cadeira de História Económica da Sorbonne. Durante a Segunda Guerra, Bloch militou na resistência francesa, fez parte do comitê diretor do órgão Franc-tireur (Franco-atirador). Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944. Suas principais obras são A Apologia da História, A Sociedade Feudal e Os reis taumaturgos.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Feudalismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.