No tempo do Feudalismo

Livros > Idade Média  |  36 visualizações

Capa do livro No tempo do Feudalismo, de Heloisa Steinmann e Maria Jose Acedo Del Olmo
Autor: Heloisa Steinmann e Maria Jose Acedo Del Olmo
Páginas: 40
Editora: Ática
Ano da edição: 2005
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

A Idade Média na Europa Ocidental foi um longo período que se estendeu dos séculos 5 ao 15. A sociedade era essencialmente cristã, e a cultura era mantida pelos religiosos apenas nos mosteiros, deixando toda a população à margem do conhecimento. Na verdade, a maior parte das pessoas também não tinha acesso à riqueza nem ao desenvolvimento: vivia miserável sob o domínio dos senhores feudais.

Neste livro, dois amigos trilham caminhos da Europa medieval do século 13. Acompanhando as aventuras dos personagens, você vai entrar em contato com o cotidiano do final da Idade Média, quando o sistema feudal já começava a sofrer algumas mudanças e um novo tempo se anunciava.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

STEINMANN, Heloisa e OLMO, Mario José Acedo. No Tempo do Feudalismo. São Paulo: Ática, 2005.

No Tempo do Feudalismo é um livro da série Cotidiano da História, uma coleção voltada para o público infantil que trás pequenas histórias de ficção-histórica para ilustrar as características de um período ou movimento histórico. Já fiz a resenha de outros livros da coleção, um sobre o Egito Antigo, outro sobre a Grécia Antiga e um sobre o Brasil da Era do Café.

A história dessa obra se passa na França em 1248 e descreve as mudanças pelas quais passava a sociedade da época. Nas palavras dos autores:

A história que você vai ler agora passa-se nesse ambiente característico da Idade Média. De um lado, temos a vida luxuosa de um senhor feudal, o marquês Plessis de la Tremille, e do outro, o duro cotidiano dos camponeses que viviam em suas terras e eram obrigados a arcar com pesados impostos. Nesse ambiente de grande desigualdade social, dois amigos de infância - Pierre e Bernard - trilham caminhos distintos em busca da realização de seus sonhos. (p.2)

A história de ficção têm apenas 23 páginas e mostra como era a vida em um feudo, descreve uma feira, narra uma rebelião camponesa causada por altos impostos e taxas, e mostra como era a vida na cidade de Toulouse e o aprendizado dentro da relação mestre-aprendiz, típica do período medieval. É uma história interessante e de leitura rápida. Ao final do livro também há 11 páginas apresentando um breve resumo histórico da Idade Média. Mas esses textos são cheios de generalizações e pouco interessarão ao público adulto que já tem algum conhecimento sobre o período.

O livro também está disponível na Library Genesis.

Resenha publicada em 07/09/2020.

Maria José Acedo Del Olmo

Mestre em História Social pela PUC-SP, bacharel em História pela USP. Professora assistente da Resultados da pesquisa Univap atua principalmente nas áreas de História Antiga, Medieval, Moderna e Teoria da História. Membro do IEV - Instituto de Estudos Valeparaibanos e Pesquisadora Colaboradora do Pro- Memória de São José dos Campos, atuando na linha de pesquisa: "História e Trabalho".

Historiador(a)

TAGS

Feudalismo
Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Feudalismo

Cyro de Barros Rezende Filho

Guerra e poder na sociedade feudal

Hamilton M. Monteiro

O Feudalismo: Economia e sociedade

Francisco C. Teixeira da Silva

Sociedade feudal: guerreiros, sacerdotes e trabalhadores

Hilário Franco Jr.

O Feudalismo

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.