STEINMANN, Heloisa e OLMO, Mario José Acedo. No Tempo do Feudalismo. São Paulo: Ática, 2005.
No Tempo do Feudalismo é um livro da série Cotidiano da História, uma coleção voltada para o público infantil que trás pequenas histórias de ficção-histórica para ilustrar as características de um período ou movimento histórico. Já fiz a resenha de outros livros da coleção, um sobre o Egito Antigo, outro sobre a Grécia Antiga e um sobre o Brasil da Era do Café.
A história dessa obra se passa na França em 1248 e descreve as mudanças pelas quais passava a sociedade da época. Nas palavras dos autores:
A história que você vai ler agora passa-se nesse ambiente característico da Idade Média. De um lado, temos a vida luxuosa de um senhor feudal, o marquês Plessis de la Tremille, e do outro, o duro cotidiano dos camponeses que viviam em suas terras e eram obrigados a arcar com pesados impostos. Nesse ambiente de grande desigualdade social, dois amigos de infância - Pierre e Bernard - trilham caminhos distintos em busca da realização de seus sonhos. (p.2)

A história de ficção têm apenas 23 páginas e mostra como era a vida em um feudo, descreve uma feira, narra uma rebelião camponesa causada por altos impostos e taxas, e mostra como era a vida na cidade de Toulouse e o aprendizado dentro da relação mestre-aprendiz, típica do período medieval. É uma história interessante e de leitura rápida. Ao final do livro também há 11 páginas apresentando um breve resumo histórico da Idade Média. Mas esses textos são cheios de generalizações e pouco interessarão ao público adulto que já tem algum conhecimento sobre o período.
O livro também está disponível na Library Genesis.
Resenha publicada em 07/09/2020.
Escrita por
Moacir Führ
Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.