Ânfora de cerâmica com figuras pretas: Aquiles e Pentesileia

Objetos > Grécia Antiga  |  32 visualizações

Esse famoso vaso de figuras negras retrata uma cena da mitologia: Aquiles matando Pentesileia: Aquiles dá um passo para a direita, barbudo, com longas tranças, totalmente armado, capacete de crista alta e quíton listrado curto, e derrota a rainha amazona Pentesileia, que está de joelhos, enfiando a lança em sua garganta. Ela tem usa um elmo de crista alta e uma pele de pantera sobre o quíton e, enquanto segura o escudo, tenta em vão golpear Aquiles com a lança; uma corrente de sangue jorra de sua ferida.

Segundo a Enciclopédia Britannica:

Pentesileia, na mitologia grega, uma rainha das Amazonas, muito respeitada por sua bravura, sua habilidade com as armas e sua sabedoria. Ela liderou um exército de amazonas para Tróia para lutar contra os gregos. Dizem que ela matou Aquiles, mas Zeus o trouxe de volta à vida e Aquiles a matou. Uma versão diz que Aquiles ficou tão dominado pelo remorso que matou um homem que zombava de sua dor.

Ao lado dos personagens estão os seus nomes em grego e no lado esquerdo a inscrição ‘Exéquias (me) fez’. À direita da cena, Exéquias também inscreveu um elogio: ‘Onetórides é belo’.

O outro lado do vaso mostra o deus Dionísio e Oinopion, filho dele e de Ariadne, e um rei lendário de Quios. O deus oferece um cântaro a seu filho, que está nu na sua frente.

Texto adaptado de Museu Britânico e Portal Grécia Antiga.

Local: Vulci, Itália
Período/Data: Cerca de 530-525 a.C. - Final do Período Arcaico
Tamanho: 41 x 18 cm (Altura x Diâmetro)
Museu: Museu Britânico, Londres
Cadastro no site: 08/09/2020
Ver item no museu

Leituras e conteúdos recomendados:

Britannica. Amazon Greek Mythology
Portal Graecia Antiqua. Aquiles e Pentesileia


Mais itens sobre Cerâmica grega

Cratera de terracotta do período Arcaico

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.