O Sarcófago das Mulheres de Luto (Sarcophagus of the Crying Women), encontrado na Necrópole Real de Sidon, é o segundo sarcófago mais importante do Museu de Istambul (o primeiro é o Sarcófago de Alexandre). Nada foi encontrado dentro dele além dos ossos de seu dono e uma fivela de cinto de bronze, já que ele havia sido roubado em um período anterior. Pelos vestígios parciais no mármore que permaneceram até hoje, entende-se que foi originalmente tingido de azul e vermelho.
Acredita-se que seja o sarcófago do rei de Sidon, Abdashtart I, Straton em grego (374-358 a.C.). Abdashtart é honrado em uma inscrição na Acrópolis de Atenas, por ter hospedado embaixadores de Atenas em viagem ao oriente.
O sarcófago conta com 18 mulheres de luto, que são flanqueadas por colunas jônicas. O mármore da obra é originário da Grécia, e alguns estudiosos acreditam que como o sarcófago reflete um estilo grego clássico, ele possa ter sido produzido em Atenas ou Rodes. Outros acreditam que o mármore foi importado e a peça foi produzida em Sidon.
A data de produção não é muito precisa. O rei morreu em 358 a.C., mas é possível que o sarcófago tenha sido feito nas décadas seguintes, e talvez até durante ou após as conquistas de Alexandre na região.
Período/Data: Cerca de 350 a.C.
Museu: Museu Arqueológico, Istambul
Cadastro no site: 17/10/2020
Ver item no museu
Leituras e conteúdos recomendados:
Peter Sommer Travels. Another thing: Emotion - Sarcophagus of the Mourning Women
sudhagee. Museum Treasure: Sarcophagus of the mourning women
The Classical Scroll. The Sarcophagus of Crying Women from Sidon
Wikipédia. Abdashtart I