Cabeça de cavalo dourado de Waldgirmes

Objetos > Roma Antiga  |  59 visualizações

Local: Waldgirmes, Alemanha
Período/Data: Século 1 d.C.
Museu: Saalburgmuseum

Essa cabeça de cavalo fazia parte de uma estátua equestre de bronze dourado do Império Romano, e acredita-se que era o imperador Augusto que estava montado em sua sela, embora nenhum vestígio do cavaleiro tenha sido encontrado (confira ao lado uma reconstrução moderna da possível aparência da estátua, presente no sítio de Waldgirmes). A cabeça de 15 kg e 59 cm de comprimento foi encontrada em um barril de madeira, enterrado sob as pedras de um moinho, a uma profundidade de 11 metros. A área onde ela foi encontrada foi escavada entre 1993 e 2012. Restos de edíficios, salas, basílicas e outras estátuas também foram encontradas.

Waldgirmes era uma cidade romana em construção que ficava a cerca de 80 km ao leste do rio Reno, mas que teria sido abandonada, possivelmente, após a grande derrota romana na batalha da floresta de Teutoburgo, quando o imperador desistiu dos planos de colonizar o lado oriental do Reno. Segundo dados arqueológicos todo o assentamento de Waldgirmes foi destruído entre 9 e 10 d.C., ou seja, logo após a derrota para as tropas de Armínio.

A cabeça está em exibição no museu do forte romano de Saalburg desde 2008.




TAGS

Augusto

Fontes bibiliográficas:

Archaeologie Online. Bronzener Pferdekopf von Waldgirmes wird ab 19. August öffentlich ausgestellt. Acessado em 12 de maio de 2020.
BEARD, Mary. SPQR - Uma História da Roma Antiga. São Paulo: Crítica, 2017.
Wikipédia. Horse's head of Waldgirmes. Acessado em 12 de maio de 2020.

Mais itens sobre Augusto

Estátua de Augusto da Primaporta

Gemma Augustea

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.