Busque no site
Ver mais opções

Textos   >    Egito Antigo

Um guia básico das Pirâmides do Egito Antigo

9,3 mil visualizações    |    1607 palavras   |   0 comentário(s)

Capa do artigo: Um guia básico das Pirâmides do Egito Antigo

A Pirâmide Curvada do faraó Snefru (r. 2613-2589 a.C) em Dahshur, no Egito.

As pirâmides egípcias são estruturas arquitetônicas com base em forma de quadrado e ponta triangular, que foram construídas pelos faraós do Reino Antigo (2575-2134 a.C.) e do Reino Médio (2040-1640 a.C.). Sua finaliza era servir como túmulo e ser a morada do faraó no pós-vida.

Muitas civilizações antigas, incluindo a egípcia, acreditavam que o oeste possuía uma conexão com os mortos, já que a luz do Sol, o gerador da vida, se apagava todos os dias no oeste. No mapa abaixo, você poderá constatar que todas as pirâmides egípcias ficavam no lado oeste do rio Nilo, o que não uma coincidência. Todas as necrópoles egípcias ficavam no lado oeste do rio Nilo.

As pirâmides citadas no artigo estão destacadas em azul.

Dezenas de pirâmides foram construídas no Egito durante esses períodos, muitas delas estão em péssimas condições, e algumas nem chegaram a ser concluídas.  As pirâmides mais famosas que existem são as do complexo funerário de Gizé, mas ao longo desse artigo pretendemos apresentar diversas pirâmides menos conhecidas.

Nosso objetivo não será entrar em detalhes técnicos relativos a construção ou a motivação por trás desses monumentos. Iremos apenas apresentar uma lista para servir de base para os interessados no tema. Começando pela primeira delas: a pirâmide de Djoser em Saqqara.

Pirâmide de degraus de Djoser

Data de construção: cerca de 2670 a.C.
Faraó: Djoser (3° Dinastia)
Tamanho: Base 140 x 118 metros, Altura 60 metros

A pirâmide de Djoser em Saqqara foi a primeira pirâmide a ser construída no Egito. Nessa época os faraós costumavam ser enterrados em mastabas, estruturas com uma base retangular, os lados inclinados, e um telhado plano. Imhotep, o engenheiro do faraó, teve a ideia de sobrepor várias mastabas. O plano foi modificado diversas vezes ao longo da execução e, ao final, surgia a primeira pirâmide de degraus que nada mais era do que seis mastabas empilhadas, diminuindo em tamanho a cada nível.

A pirâmide de Djoser, no entanto, não está sozinha. Ela faz parte de um grande complexo funerário, onde há outras pirâmides menores que foram sendo construídas pelos faraós posteriores. Estima-se que haja mais de 15 pirâmides na região de Saqqara, embora a maioria delas esteja bastante desgastada.

Abaixo você confere algumas fotos do complexo funerário de Saqqara e de outras pirâmides da região:

A pirâmide de degraus do faraó Djoser, em Saqqara.O complexo funerário de Saqqara visto de cima. Bem ao fundo estão visíveis as pirâmides de Abusir, e na linha do horizonte aparecem as pirâmides de Gizé.Pirâmide do faraó Userkaf em Saqqara. 5° Dinastia. Século 25 a.C.Pirâmide do faraó Unas em Saqqara. 5° Dinastia, Século 24 a.C.

Pirâmide de Snefru em Meidum

Data de construção: cerca de 2630-2609 a.C.
Faraó: Snefru (4° Dinastia)
Tamanho: Base 130 x 130 metros, Altura 65 metros

Acredita-se que a pirâmide de Meidum tenha sido a segunda pirâmide do Egito. Construída durante o reinado do faraó Snefru, ela sofreu desde o início com problemas estruturais, devido à modificações no projeto durante a construção. A obra começou como uma pirâmide de degraus, mas posteriormente os construtores decidiram adicionar material para torná-la uma pirâmide "verdadeira". John Baines e Jaromir Málek fizeram alguns comentários sobre isso:

o revestimento liso das paredes, originalmente destinadas a ficarem expostas como paredes exteriores da pirâmide de degraus (pode ainda ver-se algumas), não constituiu suficiente ligação para o material posterior que foi mais tarde aplicado contra as paredes para preenchimento dos degraus. Para além disso, o revestimento exterior não foi colocado sobre bases sólidas e o método utilizado na colocação dos bloco não foi bem escolhido. Em consequência dessas deficiências de construção, as bases dos quatro esteios cederam e as paredes desmoronaram-se (...) (p.132-133)

O projeto foi abandonado pelo faraó e outras duas pirâmides foram construídas por ele em Dashur. Não se sabe se a parte externa da pirâmide desabou durante a construção ou posteriormente.

Pirâmides de Snefru em Dashur

Data de construção: cerca de 2630-2609 a.C.
Faraó: Snefru (4° Dinastia)
Pirâmide Curvada: Base 180 x 180 metros, Altura 105 metros
Pirâmide Vermelha: Base 220 x 220 metros, Altura 104 metros

Depois de abandonar a pirâmide de Meidum, o faraó Snefru decidiu construir uma pirâmide em Dashur, 45 km ao norte. Acredita-se que a estrutura tenha mostrado sinais de instabilidade durante a construção, porque os engenheiros decidiram diminuir o ângulo da pirâmide de 54° para 47°, isso levou a pirâmide a ficar conhecida como a Pirâmide Curvada.

Snefru então decidiu construir uma terceira pirâmide, a chamada Pirâmide Vermelha, alguns quilômetros ao norte em Dashur.  John Baines e Jaromir Málek comentam:

Ao que parece, Snefru não ficou satisfeito com uma pirâmide em Dashur e mandou construir outra, a chamada "Pirâmide Vermelha" (...), uns 2 km ao norte. Não se sabe porquê, mas o fato de a inclinação das faces dessa última pirâmide ter sido, desde o início, a mesma da da parte superior da Pirâmide Torta pode ser significativo. (p.137)

Essa pirâmide foi finalizada e foi a primeira pirâmide "verdadeira" do Egito Antigo, com 104 metros de altura. Mas até hoje não se sabe onde Snefru foi enterrado, seu túmulo nunca foi encontrado.

Abaixo você confere algumas fotos das pirâmides de Snefru e de outras pirâmides da região:

A Pirâmide Curvada de Snefru em Dashur.A Pirâmide Curvada de Snefru em Dashur.A Pirâmide Vermelha de Snefru em Dashur. A pirâmide não era vermelha na época da construção, assim como outras pirâmides egípcias, ela havia sido coberta e alisada com uma camada de calcário branco. Mas conforme esse calcário foi sendo retirado por moradores da região, se revelou a estrutura de calcário vermelho que estava por baixo.As ruínas da pirâmide do faraó Amenemés III, em Dashur. 12° Dinastia. Século 19 a.C. A pirâmide foi construída usando como base uma elevação natural, hoje apenas essa elevação está em pé. A construção, conhecida como a Pirâmide Negra, sofreu problemas durante sua construção e não foi utilizada. O faraó acabou sendo sepultado em uma pirâmide em Hawara.As ruínas da pirâmide do faraó Amenemés III, em Dashur. 12° Dinastia. Século 19 a.C. A pirâmide foi construída usando como base uma elevação natural, hoje apenas essa elevação está em pé. A construção, conhecida como a Pirâmide Negra, sofreu problemas durante sua construção e não foi utilizada. O faraó acabou sendo sepultado em uma pirâmide em Hawara.

Pirâmides de Gizé

Data de construção: século 26 a.C.
Faraó: Queóps, Quéfren e Miquerinos (4° Dinastia)
Pirâmide de Queóps: Base 220 x 220 metros, Altura 146 metros
Pirâmide de Quéfren: Base 200 x 200 metros, Altura 143,5 metros
Pirâmide de Miquerinos: Base 90 x 90 metros, Altura 65,5 metros

As famosas pirâmides de Gizé são a grande atração turística do Egito e os monumentos arquitetônicos mais conhecidos do mundo. A Grande Pirâmide de Gizé foi construída pelo faraó Queóps, filho de Snefru, e na antiguidade já era considerada uma das maravilhas do mundo. Das 12 Maravilhas do Mundo Antigo, ela é a única que ainda está de pé, uma grande obra de engenharia resultado de um século de experimentos.

O complexo funerário de Gizé também se destaca pela presença da grande Esfinge de Gizé, construída pelo faraó Quéfren em frente a sua pirâmide e ao lado do seu templo funerário no vale. A esfinge tem cerca de 75 metros de comprimento por 20 metros de altura.

As pirâmides de Gizé chamam a atenção por algumas características particulares. Em primeiro lugar o fato de estarem muito bem conservadas. E em segundo lugar, o fato que provavelmente explica isso: o tamanho dos blocos usados na construção. A pirâmide de Queóps conta com cerca de 2 milhões e 300 mil blocos de pedra com um peso aproximado de 2 a 3,7 toneladas cada. Isso ajudou a manter a construção estável e desestimulou o uso do material para outros projetos (embora o calcário que cobrisse as pirâmides tenha sido retirado). Mas essa mesma característica também contribuiu para tornar a construção muito mais difícil, tendo em vista a dificuldade para transportar e movimentar pedras tão pesadas.

É provável que essa tenha sido uma das razões que motivou faraós posteriores a ter uma preferência por trabalhar com blocos menores, o que deve ter facilitado o processo de construção, embora, mesmo assim, eles tenham sido capazes de erguer monumentos consideravelmente altos.

A Grande Pirâmide de Gizé, obra do faraó Queóps.

Pirâmides de Abusir

Data de construção: século 25 a.C.
Faraó: Sahuré, Neferirkaré, Niuserré (5° Dinastia)
Pirâmide de Sahuré: Altura 47 metros
Pirâmide de Neferirkaré: Altura 72 metros
Pirâmide de Niuserré: Altura 51 metros

Vários reis da 5° dinastia construíram suas pirâmides na necrópole de Abusir. A pirâmides dos faraós Sahuré, Neferirkaré, Niuserré são as que ainda permanecem em um estado relativamente bom de conservação.

As pirâmides de Abusir e ao fundo, mais ao sul, as pirâmides do complexo de Saqqara.Pirâmide de Sahuré.Pirâmide de Neferirkaré.Pirâmide de Neferirkaré.Pirâmides de Niuserré (a esquerda) e Neferirkaré.

Outras pirâmides egípcias

A pirâmide de Hawara, na região do Faium, foi o local do sepultamento do faraó Amenemés III (r. 1860-1814 a.C). Construída durante a 12° dinastia. Essa pirâmide tem 58 metros de altura. Ao lado da pirâmide acredita-se que havia um grande complexo mortuário com imensas galerias. Esse complexo foi chamado por Heródoto de "o Labirinto, e também é mencionado por Estrabão. Hoje em dia esse complexo não existe mais, ele provavelmente foi desconstruído durante a Dinastia Ptolomaica para que seus materiais fossem usados em outras construções.

El-Lahun abriga a pirâmide de Sesóstris II (r.1882-1872 a.C), com cerca de 47 metros de altura. E em El-Listht acredita-se que várias pirâmides foram construídas, mas a única em um estado de conservação regular é a pirâmide de Amenemés I (r.1991-1962 a.C), que teria tido originalmente 55 metros de altura.

Pirâmide de Amenemés III em Hawara.Pirâmide de Sesóstris II em El-Lahun.Pirâmide de Amenemés I em El-Listht.

Dezenas de pirâmides foram construídas nos primeiros séculos da história egípcia, mas a maior parte delas não foi terminada e, entre àquelas que chegaram a ser inauguradas, a maioria já foi destruída, seja pelo tempo ou pela própria ação humana. A prática de remover pedras de monumentos para a construção de outros prédios foi muito comum na História do Egito. Houveram, inclusive, muitos faraós que se utilizaram do material de obras de seus predecessores para erguer os seus próprios monumentos.

Além disso, há muitas pirâmides que são citadas nos textos antigos, mas nunca foram encontradas, provavelmente pelo fato de terem sido destruídas há muito tempo, pelos fatores acima apontados.

Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ
Escrito por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fontes bibiliográficas
Mais textos sobre Egito Antigo
Comentários sobre o texto

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.