vídeos recomendados de Brasil Colônia

Exibindo os 2 vídeos recomendados cadastrados

O período conhecido como Brasil Colônia começa em 1500, com a descoberta de terras na América pelos portugueses, e termina em 1822, com a independência do Brasil e início do período conhecido como Brasil Império. Durante esses 322 anos, a região que viria a se tornar o Brasil foi uma colônia de Portugal.

A colonização de fato do Brasil começou em 1532 com a missão colonizadora do nobre português Martim Afonso de Sousa, que fundou a vila de São Vicente, no atual estado de São Paulo. E como, inicialmente, não foram encontradas minas de metais preciosos nessas terras, o Brasil foi transformado em uma colônia agrícola, produzindo itens como cana de açúcar para serem revendidos na Europa. Essa produção contou com o emprego de escravos africanos e indígenas. Esse período é normalmente chamado de o Ciclo do Açúcar.

O início do século 17 assistiu a um evento muito importante: a Invasão Holandesa do nordeste brasileiro. Os holandeses permaceram por 30 anos até serem expulsos por uma força combinada de colonos brasileiros e portugueses.

Em 1695, com a descoberta de minas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, houve um grande movimento migratório de portugueses para o Brasil, que se tornou o grande produtor mundial de ouro no século 18.

Em 1808 a família real portuguesa, fugindo da invasão Napoleônica em Portugal, instalou sua corte no Brasil e permaneceu aqui por cerca de 13 anos, sendo responsável por muitas mudanças na organização política, econômica e cultural do Brasil. O rei português voltou a Portugal em 1821, mas menos de um ano depois o seu filho, que havia ficado no Brasil como regente, proclamou a Independência do país e se tornou o seu primeiro imperador, com o título de Dom Pedro I.