vídeos recomendados de Brasil Império

Exibindo os 4 vídeos recomendados cadastrados

O Brasil foi um Império governado por um Imperador de 1822 a 1889, cerca de 67 anos. Para facilitar o estudo, esse período normalmente é dividido em três partes: Primeiro Reinado (1822-1831), Período Regencial (1831-1840) e Segundo Reinado (1840-1889).

Esse período é mais conhecido pelo conturbado reinado de Dom Pedro I, pelas revoltas durante o período regencial (a Cabanagem, no Grão-Pará, a Balaiada no Maranhão, a Sabinada na Bahia e a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul), e pela Guerra do Paraguai (1864-1870), que estabeleceu a hegemonia brasileira na América do Sul e formou o exército brasileiro, que seria o grande responsável pela queda do regime monárquico trinta anos depois.

O final do regime imperial também assistiu ao crescimento do movimento abolicionista que cobrava a libertação dos escravos negros e o fim desse regime econômico. Para lidar com os novos desafios impostos pelas mudanças econômicas, e com ataques que a escravidão sofria, o Império e os grandes proprietários de terra estimularam um grande movimento migratório de europeus para o país. Durante esse período o Brasil recebeu alguns milhões de imigrantes, incluindo italianos, alemães, poloneses, etc.