Busque no site
Ver mais opções

www   >    Avisos

Reorganização e divisão da categoria Idade Média

43 visualizações    |   0 comentário(s)

Os historiadores adoram dividir a história em pedaços. Isso facilita muito o estudo e é um processo natural decorrente da constatação de similaridades e diferenças entre um período e outro. O Apaixonados por História se vale muito dessas divisões para organizar o seu contéudo.

Nas últimas semanas, durante a reorganização do site decidi levar a cabo uma grande mudança: Como pretendo produzir mais conteúdo para o site no futuro, cheguei a conclusão de que seria melhor fazer uma divisão profunda entre a primeira e a segunda fase da Idade Média. Porque esses são dois períodos muito distintos.

A Alta Idade Média (séc.5 ao 11) é um período marcado por invasões, guerras e uma constante instabilidade e descentralização política por toda Europa. É só ver quais são os seus principais temas: Povos germânicos e seus reinos, Império Carolíngio, Vikings, conquista da Península Ibérica pelo Islã e Império Bizantino (que nessa fase é o maior império da Europa).

Já a Baixa Idade Média (séc.11 ao 15) é um período marcado por um processo gradual de estabilização e centalização das monarquias nacionais, estímulo à arte, a arquitetura e a educação, crescimento econômico, surgimento das universidades, fim das invasões de povos do leste e início de conflitos nacionais de grandes proporções.

São períodos muito distintos! Chamá-los pelo menos nome só dificulta a sua compreensão. Por isso a partir de hoje, a categoria Idade Média deixa de existir e é substituida por duas novas categorias: Alta Idade Média e Baixa Idade Média. Todos os conteúdos do site já foram transferidos para suas novas categorias.

Comentários

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.