Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Giuseppe Garibaldi - Corsário Rio-Grandense (1837-1938)

470 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Giuseppe Garibaldi - Corsário Rio-Grandense, de Salvatore Candido
Informações técnicas

Autor: Salvatore Candido
Páginas: 160
Editora: Edipucrs
Ano da edição: 1992
Idioma: Português

Sinopse

Salvatore Candido, professor, exímio investiador de fontes históricas em seus longos anos passados Embaixada da Itália em Montevidéu, buscou as fontes, comparou documentos da tumultuada vida de aventuras de Giuseppe Garibaldi. Personagem discutido nos feitos, nas idéias e nos empreendimentos mereceu e merece mais estudos e mais investigações. O autor caracteriza o "herói dos dois mundos" como corsário rio-grandense. É uma faceta entre as múltiplas de quem iniciou as viagens de aventura no dia 3 de fevereiro de 1834 em que assentou praça na marinha, ausentando-se no dia seguinte. Seguiu para a América para salvar a chama da Giovane Itália, fruto do espírito republicano de Giuseppe Mazzini. A América, o Uruguai, o Rio Grande do Sul fervilhavam de idéias revolucionárias provindas da Europa. A Revolução Farroupilha recebeu o jovem corsário e ficou-lhe devedora de lances imemoriais. O número de junho de 1834, Mazzini, no jornal Giovine Itália, mostrava o significado de tantos companheiros que sulcavam os mares e percorriam as terras longínquas da América. O livro de Salvatore Candido mereceu as atenções da prof. Maria Teresa Bassanesí, que o traduziu para o português.

Salvatore Candido

Salvatore Candido é um professor e foi exímio investigador de fontes históricas em seus longos anos na Embaixada da Itália em Montevidéu, onde buscou fontes sobre a vida de Giuseppe Garibaldi.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra dos Farrapos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.