Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Roma Antiga

O amor em Roma

474 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O amor em Roma, de Pierre Grimal
Informações técnicas

Autor: Pierre Grimal
Título original: L'amour à rome
Páginas: 283
Editora: Edições 70
Primeira publicação: 1988
Ano da edição: 2005
Idioma: Português

Sinopse

Os romanos, presos entre uma tradição austera de moral familiar e o prazer de viver – tão italiano – sempre desconfiaram do amor. Durante muito tempo a mulher foi a ‘mãe’, todo-poderosa dentro do lar, mas sem nenhuma vida social. Os jovens amavam fora de casa mulheres ‘livres’ que não podiam aspirar à dignidade de matronas. Casamentos eram negócios sérios, alianças entre famílias. No entanto, a aspiração por mais liberdade aos poucos vai-se instalando. Mesmo as mulheres da alta sociedade querem ser amadas. Os poetas elegíacos elaboram uma verdadeira mística da mulher amada e as grandes damas, ao redor de Augusto e de Lívia, participam ativamente da vida política, alimentando complôs, lutando entre si por ambição. E a famosa corrupção dos costumes atribuída a Roma? Exatamente como em outras épocas, nem mais nem menos. Os indivíduos seguiram seu destino segundo seus corações. As descrições de extrema liberdade de costumes que os satíricos nos deixaram provam apenas que eles se indignavam com aquilo. Os romanos amaram com ternura, às vezes com violência, e quando cantaram suas paixões souberam encontrar o tom capaz de nos comover ainda hoje.

Historiador
Pierre Grimal

Pierre Grimal nasceu em Paris a 21 de Novembro de 1912. É um dos historiadores e latinistas franceses mais respeitados do século XX. Profundamente apaixonado pela Civilização Romana, Pierre Grimal foi uma das pessoas que mais se dedicou à promoção da herança cultural da Roma Antiga, tanto no seio de especialistas como no grande público. Foi professor de Civilização Romana nas Faculdades de Caen, de Bordéus e, durante trinta anos, na Sorbonne. Foi, também, membro fundador da Escola Francesa de Roma. Morreu em Paris a 11 de Outubro de 1996.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Roma Antiga
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.