491 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: José Murilo de Carvalho
Páginas: 464
Editora: Civilização Brasileira
Primeira publicação: 1980 e 1988
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Reúnem-se neste volume dois livros sobre a política imperial há muito esgotados: A construção da ordem: A elite política imperial (1980) e Teatro de Sombras: A política imperial (1988). Restaura-se a unidade original do trabalho, quebrada por razões editoriais da época das primeiras edições. A nova edição respeita em tudo as anteriores. Foram feitas apenas correções de alguns deslizes gramaticais e deselegâncias estilísticas. No caso de A construção da ordem houve ainda correções em alguns quadros numéricos, sobretudo de erros de arredondamento nos cálculos de porcentagem. Os gráficos 1 e 2 deste mesmo livro sofreram alterações visando maior clareza. Esses dois livros que resultaram da tese de doutoramento de José Murilo de Carvalho.
Sob a luz dos refletores, o livro lido em seu conjunto permite uma análise densa do perfil das elites políticas brasileiras no século 19, de sua composição e da relação que elas mativeram com os partidos políticos imperiais, elementos que apontam para a compreensão dos protagonistas do enrredo político do Império. A análise dos vários cenários em que a ação se desenrola, as províncias e a Corte, os espaços da plítica formal e aquele das representações simbólicas, o universo das instituições, das questões disputadas relativas ao trabalho escravo e à política de terras, tudo isso confere relevo à ação dos distintos atores sociais, ao mesmo tempo que delineia uma particular interpretação da construção da ordem escravista e da unidade do Império.
José Murilo de Carvalho é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ph.D. pela Universidade de Stanford, onde defendeu tese sobre o Império Brasiliero; lecionou também na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, California (Irvine), Londres, Notre Dame, Gasset, Princeton e em Madrid. Publicou e organizou 10 livros e mais de cem artigos em revistas.
Esse livro ainda não foi resenhado.