Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Idade Moderna

O Homem do Iluminismo

805 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Homem do Iluminismo, de Michel Vovelle
Informações técnicas

Autor: Michel Vovelle
Título original: L'Uomo Dell'Iluminismo
Páginas: 343
Editora: Presença
Primeira publicação: 1992
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

Descrito como um sujeito iluminado sobre um fundo de trevas povoado pela tradição, pela ignorância e pela superstição, o Homem do Iluminismo viria a protagonizar uma viragem decisiva no curso da História, colocando-se no centro do Universo e contribuindo por isso para uma alteração profunda da visão do mundo. Através do pensamento e da acção de Homens tão diferentes como o soldado, o sacerdote, o artista, o explorador ou o funcionário, todos eles dotados de uma forte capacidade crítica, assistiu-se à passagem de um universo em que a intervenção divina era indispensável para um outro estruturado em torno da fé na razão e na ciência. Liberdade, humanidade e tolerância passaram a reger homens de Negócios, de Ciências, de Letras e até mulheres que em pleno 'Século das Luzes' começam a ter, pela primeira vez, acesso à cultura e à palavra. Apesar de tudo, a època de Setecentos viria a revelar algumas contradições e retrocessos, também nesta obra retratados graças aos ensaios de cada um dos seus colaboradores, que sob a direcção de Michel Vovelle, procuram oferecer ao leitor uma panorâmica globalizante e diversificada deste período histórico.

Historiador
Michel Vovelle

Michel Vovelle (1933-2018) foi um historiador modernista francês, especialista nos séculos 17 e 18, e em particular na Revolução Francesa. Foi professor de História Moderna na Université de Provence Aix-Marseille I e, mais tarde, professor de História da Revolução Francesa na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (Paris) e diretor do Institut Historique de la Révolution Française.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Iluminismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.