Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

De volta do inferno - Europa, 1914-1949

467 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro De volta do inferno - Europa, 1914-1949, de Ian Kershaw
Informações técnicas

Autor: Ian Kershaw
Título original: To Hell and Back: Europe, 1914–1949
Páginas: 576
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2015
Ano da edição: 2016
Idioma: Português

Sinopse

No verão de 1914, grande parte da Europa mergulhou numa guerra catastrófica. A geopolítica do continente foi abalada de tal forma que seus feitos são visíveis até hoje. O desastre traumatizou os sobreviventes, chocados com o fato de que uma civilização que se pretendia um modelo para o resto da humanidade tinha colapsado sob uma selvageria sem precedentes.

Em 1939, um conflito ainda pior teria início - uma guerra em que o assassinato de civis era parte central da estratégia e que culminou no Holocausto, com um total de 40 milhões de vítimas. Seu vasto retrato é construído a partir quatro eixos. Em primeiro lugar, a ascensão do nacionalismo étnico, que contribuiu para o fim dos impérios Austro-Húngaro, Otomano e russo. Em seguida, as demandas por revisão das fronteiras entre França e Alemanha, no Leste Europeu, na Europa Central e em todos os Balcãs.

O terceiro eixo é o conflito de classes, à medida que os trabalhadores e o incipiente movimento socialista se insurgiam contra os patrões e a aristocracia, sobretudo a partir da Revolução Bolchevique em 1917. Por fim, a crise do capitalismo, que atingiu a Europa em cheio no início dos anos 1930 e ajudou a preparar o terreno para o nazismo.

"De volta do inferno" conta essa história com humanidade, estilo e originalidade. Kershaw faz uma reconstituição impecável dos eventos-chave desse período turbulento, mas também examina seu impacto sobre quem o vivenciou e suas consequências para o mundo contemporâneo.

Historiador
Ian Kershaw

Sir Ian Kershaw (1943-) é um historiador e professor inglês, cujo trabalho se concentra em torno da história alemã do século 20. Professor de História Moderna na Universidade de Sheffield até sua aposentadoria, é considerado como uma das principais autoridades acadêmicas a respeito de Adolf Hitler e do Nazismo, sendo particularmente notável por sua obra bibliográfica sobre o ditador Alemão. Sir Ian foi educado na Counthill Grammar School, no St. Bede's College, em Manchester, na Universidade de Liverpool, especializando-se no Merton College e recebendo seu doutorado por Oxford.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Segunda Guerra Mundial
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.