407 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Mario Maestri (Org.)
Páginas: 375
Editora: Universidade de Passo Fundo
Primeira publicação: 2009
Ano da edição: 2009
Idioma: Português
A produção pastoril acompanha praticamente toda a história do Brasil. Desde que, a partir da ocupação territorial, nos anos 1530, bovinos, equinos e muares foram introduzidos na América portuguesa para a produção de animais de corte, de transporte e de tração, até os dias de hoje, a criação pastoril constitui atividade de essencial importância sobretudo para a vida econômica e social do Brasil.
O primeiro tomo de Peões, vaqueiros & cativos campeiros: estudos sobre a economia pastoril, além de artigos dos pesquisadores diretamente envolvidos no projeto, apresentou as colaborações dos historiadores Eduardo Palermo, Newton Carneiro e da historiadora e arquiteta Ester J. B. Gutierrez, o primeiro uruguaio, os dois últimos, rio-grandenses.
Mário José Maestri Filho nasceu em Porto Alegre em 1948. Graduou-se e doutorou-se na Université Catholique de Louvain, Bélgica. Escreveu, entre outros trabalhos, A agricultura africana nos séculos XVI e XVII no Litoral Angolano, 1910: A Revolta do Marinheiros e Escravo no Rio Grande do Sul. A charqueada e a gênese do escravismo gaúcho. É atualmente professor do curso de História da Universidade Santa Úrsula.
Esse livro ainda não foi resenhado.