333 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Gunter Axt, Hélio Leôncio Martins, Milena Cardoso Costa
Páginas: 199
Editora: Sulina
Primeira publicação: 2009
Ano da edição: 2009
Idioma: Português
Este livro traz a correspondência epistolar e o Diário do Almirante Luiz Felipe de Saldanha da Gama (1846-1895), uma das grandes lideranças da Revolta da Armada e da Revolução Federalista que, juntas, conflagraram o Brasil entre 1893 e 1895. O testemunho de um guerreiro transbordando em otimismo ao tentar fazer renascer das cinzas uma revolução que já se havia estiolado. Um otimismo romântico, ofuscando a realidade crua dos fatos. Uma causa perdida nas mãos de um guerreiro aristocrata, cujos sentimentos de honra, lealdade e valentia sobrenadavam à rudeza do meio, empurrando-o para a morte certa. O relato vivo de uma época, retrato de uma guerra, a voz dos vencidos, as impressões de um intelectual sobre seu meio, o depoimento de um militar, de um marinheiro a cavalo nos pampas gaúchos.
Gunter Axt é historiador. Bacharelou-se em História pela UFRGS em 1992 e defendeu mestrado na mesma universidade em 1995. Doutorou-se em História Social pela USP em 2001. Desenvolveu pós-doutorado junto ao CPDOC da FGV entre 2005 e 2006. Em 2009, foi professor visitante na Université Denis Diderot, Paris VII, junto ao Institut de la Pensée Contemporaine. Foi pesquisador associado ao Laboratório de Estudos da Intolerância (LEI) da USP entre 2005 e 2011 e integra o Grupo de Trabalho em História Política da Associação Nacional de História (ANPUH), que já coordenou em nível nacional e regional.
Almirante Hélio Leôncio Martins (?-2016) foi um eminente historiador naval e ex-combatente da 2ª Guerra Mundial. O Almirante Leôncio conquistou o primeiro lugar em todos os cursos da carreira: na Escola Naval, no Curso de Especialização em Hidrografia e no Curso Superior da Escola de Guerra Naval. Fez parte, em 1938, da 5ª turma de hidrógrafos. Comandou três navios: o caça-Submarino Juruena, em operações de guerra; o contratorpedeiro Mariz e Barros e o navio-aeródromo Minas Gerais, do qual foi o primeiro comandante. Sua vasta obra como historiador é composta de uma dezena de livros, além de inúmeros artigos técnicos, históricos e literários. Destacam-se alguns dos seus livros: A Revolta dos Marinheiros-1910; A Revolta da Armada-1893; Gloriosas Amantes; 4 volumes da História Naval Brasileira e o 1º volume da História da Hidrografia no Brasil.
Milena Cardoso Costa possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002).
Esse livro ainda não foi resenhado.