335 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Stuart B. Schwartz
Título original: Sovereignty and society in Colonial Brazil: the High Court of Bahia and its judges, 1609-1751
Páginas: 414
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1973
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
Entre o fim do século 15 e o começo do século 16, a monarquia portuguesa passou a contar cada vez mais com a burocracia estatal para centralizar o poder, processo esse quase contemporâneo- e de alguma forma propulsor- da expansão ultramarina. Esse esforço pela construção de uma burocracia régia acabou por legar às colônias a herança de uma estrutura administrativa bem desenvolvida e de uma concepção curiosamente legalista do governo e da vida.
Burocracia e sociedade no Brasil colonial, publicado originalmente em 1973 e agora em nova tradução- com apêndice documental inédito e nova introdução do autor-, foi estudo pioneiro da burocracia colonial na América portuguesa, tanto pelo enfoque, a justiça, como pela abordagem, que privilegiou as teias humanas que formavam a burocracia.
PhD pela Universidade de Columbia, é professor titular de história na Universidade de Yale e editor da Cambridge History of Native People of Americas e da Hispanic American Historical Review. Entre vários estudos, publicou Burocracia e sociedade no Brasil Colonial e Escravos, roceiros e rebeldes. Stuart Schwartz é considerado um dos mais importantes historiadores do período colonial brasileiro.
Esse livro ainda não foi resenhado.