Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

História da Grécia

Livros > Grécia Antiga  |  1,9 mil visualizações

Salvar nos favoritos
Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

ROSTOVTZEFF, M. História da Grécia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

Essa obra do historiador ucraniano Rostovtzeff foi escrita originalmente em 1925 e reeditada com algumas alterações em 1962. O livro foi dedicado aos seus alunos da Universidade de Wisconsin, e apresenta uma introdução sobre a História da Grécia Antiga, com um enfoque na questão política e social, mas também comentando sobre a economia e cultura de cada período. Há inclusive alguns capítulos muito bons dedicados completamente a questão cultural (caps. 7, 11, 14, 17).

O 1° capítulo do livro "A História: Suas metas e métodos" é uma boa aula de Teoria da História. O autor explica como a história funciona e descreve de forma simplificada o trabalho do historiador.

O capítulo 3 é um pouco confuso. Rostovtzeff fala sobre os povos Egeus (Minoanos e Micênicos), anteriores aos povos de língua grega. Embora o capítulo apresente informações interessantes, o autor não separa muito bem as datas, então algumas partes são confusas, pois, fica difícil saber de que período e civilização ele está falando.

O período de transição que vai do século 12 até o surgimento da pólis por volta do século 8, é completamente ignorado pelo autor. É a chamada Idade das Trevas grega. Embora seja um período obscuro, o autor deveria ter dedicado um tempo maior a descrever o contexto geral, e até comentar sobre a falta de evidências. Da forma como a obra foi escrita a existência desse período foi simplesmente ignorada.

Do capítulo 4 ao 7 o autor apresenta a Grécia do Período Arcaico. Do capítulo 8 ao 11 fala da Grécia Clássica e finaliza com 6 capítulos sobre o Período Helenístico, com a decadência das Cidades-Estado e a ascensão de Alexandre da Macedônia e todas as suas consequências.

A obra é curta, são apenas 300 páginas em um livro pequeno com muitas ilustrações (mais de 50). A leitura é muito agradável, a qualidade da escrita do autor é indiscutível. O livro é um bom resumo para os estudantes de História iniciantes no tema da Grécia, é uma obra para ser lida em poucos dias. Qualquer pessoa que tiver um conhecimento mínimo sobre a Grécia, e estiver familiarizado com os períodos da História grega antiga (Minóicos e Micênicos, Idade das Trevas, Arcaico, Clássico e Helenístico) vai conseguir tirar muito proveito da obra.

O autor normalmente segue a seguinte lógica: compõe todo um capítulo sobre a situação política, econômica e social, e no capítulo posterior apresenta detalhes sobre a cultura do mesmo período, trabalhando a religião, a arte, a filosofia, etc.

A obra é repleta de ilustrações, algumas estão colocadas no meio do texto, mas também há muitas pranchas espalhadas ao longo da obra. O livro, no entanto, não apresenta nenhum mapa. As ilustrações são muito bem referenciadas e devidamente comentadas, mas estão atiradas ao longo do livro e não contribuem muito para a leitura. O próprio autor não cita as ilustrações em nenhum momento da obra. É o velho problema dos historiadores: a dificuldade de perceber o valor das referências visuais na prática do ensino.

Rostovtzeff também comete alguns anacronismos ao longo da obra. Em algumas ocasiões, principalmente ao comentar os avanços da economia e os conflitos sociais da época, o autor utiliza termos como capitalismo, capitalistas, burgueses, proletariado, e até comunismo e socialismo. Essas palavras, termos econômicos usados para descrever sociedades pós-industriais modernas, não se aplicam ao contexto histórico da Grécia Antiga e podem gerar erros de interpretação sobre o verdadeiro caráter da sociedade da época.

Todos os livros possuem pequenos defeitos, mas o que importa é que essa obra proporciona uma leitura extremamente agradável e, nas palavras do próprio autor, esse "livro pode servir como compêndio para os estudantes que se iniciam na matéria e também ser lido pelos que desejam familiarizar-se com o curso geral do desenvolvimento no mundo antigo" (p.17)

Essa é uma das minhas obras favoritas sobre tema, li pela primeira vez na época da faculdade e ainda hoje considero as partes sobre o Período Arcaico, Clássico e Helenístico como textos maravilhosamente escritos.

Rostovtzeff dedicou boa parte de sua vida ao ensino da História de Roma, e um livro similar foi lançado pelo autor contando a história desse povo latino. Ainda esse ano pretendo publicar a resenha dessa obra intitulada "História de Roma".

Se você gosta da Grécia Antiga, se mantenha ligado nas atualizações do site. Dedicarei os próximos meses ao estudo dessa civilização e pretendo publicar resenhas de diversos livros, além de escrever muitos artigos sobre o tema.

Resenha publicada em 20/02/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mikhail Rostovtzeff

Mikhail Ivanovich Rostovtzeff (1870-1952) foi um historiador econômico e social da antiguidade. Nascido em Kiev, na Ucrânia, na época parte do império russo. Estudou na universidade de São Petersburgo, onde foi professor de latim e de história de Roma de 1898 a 1918. Realizou numerosas viagens de reconhecimento e investigação arqueológica à Espanha, Itália e Oriente Médio.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Grécia Antiga

Luciano Canfora

O Mundo de Atenas

Ilias Arnaoutoglou

Leis da Grécia Antiga

Nicholas Sekunda

Greek Hoplite 480-323 BC

M.I.Finley

Economia e Sociedade na Grécia Antiga

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL