339 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Eduardo Aguiar
Páginas: 112
Editora: Zelig
Primeira publicação: 2021
Ano da edição: 2021
Idioma: Português
A situação do combate ao coronavírus e as patuscadas federais em relação à imunização da população em 2020 e 2021, agravadas pelo negacionismo bolsonarista, trazem comparações inevitáveis com a Revolta da Vacina de 1904. Mas há uma diferença crucial: à época, quem lutava pela vacinação era o próprio governo; oposição e boa parte da imprensa que era contrária acabaram desinformando e incitando a população. A obrigatoriedade da vacinação deu um nó na cabeça dos positivistas, que se voltaram contra a ciência. Oswaldo Cruz, hoje elevado a patrono da saúde pública nacional, era enxovalhado diariamente nos jornais e precisou ser laureado na Europa, anos depois, para apenas então receber reconhecimentodo povo e da mídia.
Este e-book traz uma seleção de cartuns da época, publicados em sua maioria durante o ano de 1904, que revelam os bastidores políticos e ajudam a entender um pouco mais do contexto social que levou à famosa Revolta.
Eduardo Aguiar é curitibano, jornalista e fã de história e pesquisa. Trabalhou nos jornais Indústria & Comércio e Gazeta do Povo, onde foi chefe de Redação, passou por várias editorias e trabalhou no planejamento de grandes coberturas. Atualmente coordena a comunicação da Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná. Em 2016, fundou a Zelig, criadora de conteúdos. Realizou a pesquisa histórica para o livro “Cem Anos de um hospital de crianças”, sobre o centenário do Hospital Pequeno Príncipe, lançado em 2020.
Esse livro ainda não foi resenhado.