Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A Revolta da Vacina e o negacionismo dos positivistas Como a política e os jornais boicotaram Oswaldo Cruz

247 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Revolta da Vacina e o negacionismo dos positivistas, de Eduardo Aguiar
Informações técnicas

Autor: Eduardo Aguiar
Páginas: 112
Editora: Zelig
Primeira publicação: 2021
Ano da edição: 2021
Idioma: Português

Sinopse

A situação do combate ao coronavírus e as patuscadas federais em relação à imunização da população em 2020 e 2021, agravadas pelo negacionismo bolsonarista, trazem comparações inevitáveis com a Revolta da Vacina de 1904. Mas há uma diferença crucial: à época, quem lutava pela vacinação era o próprio governo; oposição e boa parte da imprensa que era contrária acabaram desinformando e incitando a população. A obrigatoriedade da vacinação deu um nó na cabeça dos positivistas, que se voltaram contra a ciência. Oswaldo Cruz, hoje elevado a patrono da saúde pública nacional, era enxovalhado diariamente nos jornais e precisou ser laureado na Europa, anos depois, para apenas então receber reconhecimentodo povo e da mídia.

Este e-book traz uma seleção de cartuns da época, publicados em sua maioria durante o ano de 1904, que revelam os bastidores políticos e ajudam a entender um pouco mais do contexto social que levou à famosa Revolta.

Jornalista
Eduardo Aguiar

Eduardo Aguiar é curitibano, jornalista e fã de história e pesquisa. Trabalhou nos jornais Indústria & Comércio e Gazeta do Povo, onde foi chefe de Redação, passou por várias editorias e trabalhou no planejamento de grandes coberturas. Atualmente coordena a comunicação da Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná. Em 2016, fundou a Zelig, criadora de conteúdos. Realizou a pesquisa histórica para o livro “Cem Anos de um hospital de crianças”, sobre o centenário do Hospital Pequeno Príncipe, lançado em 2020.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolta da Vacina
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.