Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Geral

Quatro autores em busca do Brasil Entrevistas a José Geraldo Couto

248 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Quatro autores em busca do Brasil, de José Geraldo Couto
Informações técnicas

Autor: José Geraldo Couto
Páginas: 123
Editora: Rocco
Primeira publicação: 2000
Ano da edição: 2000
Idioma: Português

Sinopse

As comemorações dos 500 anos do descobrimento serviram de pretexto para muitas polêmicas sobre o passado e o futuro do país. Em 'Quatro autores em busca do Brasil' , o historiador José Murilo de Carvalho, o psicanalista Jurandir Freire Costa, o antropólogo Roberto DaMatta e o filósofo Renato Janine Ribeiro retomam o debate em novos termos. Em dia com o que há de melhor no pensamento crítico de suas áreas, os quatro mantêm ao mesmo tempo os olhos bem abertos para o cotidiano brasileiro à nossa volta. Coordenadas com habilidade pelo jornalista José Geraldo Couto, as entrevistas propõem um diálogo sutil entre quatro inteligências apaixonadas pelo enigma representado pelo Brasil, quatro intelectuais que se recusam a traçar uma linha rígida entre teoria e vida. Na véspera do século XXI, onde é possível perceber no brasileiro de hoje as marcas da escravidão? O estigma da colônia é mesmo uma maldição que se reflete nos nossos hábitos mentais mais banais? Que qualidades nossas podem se revelar valiosas nessa nova era que se avizinha? Quais nossos trunfos e desvantagens em relação à mentalidade do europeu ou do norte-americano? Na fina percepção do historiador, do psicanalista, do filósofo e do antropólogo não cabem o lugar-comum e o clichê. Sexo e política, cultura e violência, o público e o privado se iluminam mutuamente, revelando a experiência brasileira sob novos ângulos. Da Carta de Caminha à tela da TV, passado e presente se cruzam, sem maniqueísmo, sugerindo os vários possíveis futuros abertos à nossa frente.

Jornalista
José Geraldo Couto

José Geraldo Couto nasceu em Jaú, interior de São Paulo, em 1957. É jornalista e crítico de cinema. Trabalhou durante mais de vinte anos para a Folha de S.Paulo. É tradutor do inglês e do espanhol. Do inglês traduziu, entre outros autores, Henry James, Saul Bellow, Norman Mailer, Truman Capote, Michael Cunningham e Martin Scorsese. Do espanhol, Adolfo Bioy Casares e Enrique Vila-Matas.

Historiador
José Murilo de Carvalho

José Murilo de Carvalho é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ph.D. pela Universidade de Stanford, onde defendeu tese sobre o Império Brasiliero; lecionou também na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, California (Irvine), Londres, Notre Dame, Gasset, Princeton e em Madrid. Publicou e organizou 10 livros e mais de cem artigos em revistas.

Entusiasta
Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é um professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Geral
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.