Livros > Outros temas de História
347 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jean Delumeau
Título original: La Peur en Occident (XIVe-XVIIIe siècles)
Páginas: 696
Editora: Companhia de Bolso
Ano da edição: 2009
Idioma: Português
“Não temos história do amor, da morte, da piedade, da crueldade, da alegria.” A queixa de Lucien Febvre, em 1948, muito repetida desde então, tornou- se quase um manifesto da disciplina que se convencionou chamar a “história das mentalidades”. Uma das lacunas que o fundador da escola dos Annales deplorava foi preenchida pela História do medo no Ocidente, obra de 1978 e já hoje um clássico.
Ao tomar como objeto de estudo o medo, Jean Delumeau parte da ideia de que não apenas os indivíduos mas também as coletividades estão engajadas num diálogo permanente com a menos heroica das paixões humanas. Revelando-nos os pesadelos mais íntimos da civilização ocidental do século xiv ao xviii — o mar, os mortos, as trevas, a peste, a fome, a bruxaria, o Apocalipse, Satã e seu agentes (o judeu, a mulher, o muçulmano) —, o grande pensador francês realiza uma obra sem precedentes na historiografia do Ocidente.
Jean Léon Marie Delumeau (1923-2020) foi um historiador francês especializado em estudos sobre a história do Cristianismo e autor de vários trabalhos relacionados com a temática. Dedicou-se ainda ao estudo do Renascimento com qual obteve o Prêmio Gobert em 1967. Foi professor da cátedra da História das Mentalidades religiosas (1975–1994) no Collège de France. Foi titulado doutor honoris causa em 1984 pela Universidade do Porto. Era membro da Académie des inscriptions et belles-lettres.
Esse livro ainda não foi resenhado.