Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    América Latina

Indios e Jesuítas no tempo das Missões A Vida Cotidiana

2,2 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Indios e Jesuítas no tempo das Missões, de Maxime Haubert
Informações técnicas

Autor: Maxime Haubert
Título original: La vie quotidienne des indiens et des jésuites du Paraguay au temps des missions
Páginas: 313
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 1990
Idioma: Português

Sinopse

O título original dessa obra é "A vida quotidiana no Paraguai no tempo dos Jesuítas".

Por volta de 1610, em um território três vezes maior do que o da Inglaterra, onde atualmente é o Paraguai e o extremo sul do Brasil, os padres da Companhia de Jesus deram início a um dos empreendimentos mais ambiciosos e controvertidos do período colonial. Com o objetivo de converter à fé cristã os guaranis - um conjunto de tribos belicosas que praticavam o canibalismo e a poligamia -, eles fundaram comunidades agrícolas, as 'reduções' ou 'missões', onde os índios viviam segregados e sob total controle dos jesuítas, mas desfrutando de um padrão de vida superior ao da maioria dos colonos espanhóis. A história desses jesuítas e o dia-a-dia de religiosos e guaranis nas missões é o tema deste livro de Maxime Haubert, escrito mais como um romance de aventuras do que como tese acadêmica.

Sociólogo
Maxime Haubert

Licenciado em ciências políticas e administrativas aplicadas aos países em desenvolvimento, doutor em ciências sociais pela Escola de Altos Estudos, renomada instituição no estudo sociológico dos problemas da colonização e do subdesenvolvimento nos países ibero-americanos. Seus temas principais são as diversas formas de organização social e os fenômenos de aculturação. Atualmente leciona sociologia na Universidade de Paris.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre América Latina
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.