Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Roma Antiga

Os cristãos e a queda de Roma

594 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os cristãos e a queda de Roma, de Edward Gibbon
Informações técnicas

Autor: Edward Gibbon
Título original: The Christians and the fall of Rome
Páginas: 88
Editora: Penguin - Companhia
Ano da edição: 2012
Idioma: Português

Sinopse

Esse livro é um recorte da obra Declínio e Queda do Império Romano. Aqui você encontra todo o capítulo 8 da versão publicada pela Companhia de Bolso, que por sua vez é um resumo dos capítulos 15 e 16 da obra original.

Neste esclarecedor excerto de sua obra capital, Declínio e Queda do Império Romano, o historiador inglês Edward Gibbon (1737-1794) apresenta uma visão precursora sobre o cristianismo primitivo e sua disseminação do Oriente para o Ocidente a partir do século III d.C. A forte expansão dos seguidores de Cristo, antes reduzidos à periferia do Império e perseguidos pelo Estado romano, possibilitou a formação de uma verdadeira confederação de repúblicas episcopais, que acabaria por conquistar o poder secular de Roma e extinguir o culto de deuses pagãos. O famoso ensaio, que a coleção Grandes Ideias reapresenta em edição econômica, aponta, entre as causas do fortalecimento da Igreja cristã, a intolerância dos primeiros crentes com os deuses do antigo panteão, rejeição herdada dos judeus; a ferrenha esperança de outra vida após a morte; a grande publicidade dos prodígios e milagres operados pelo novo Deus; a moralidade estrita dos primeiros crentes; e, finalmente, a organização temporal cada vez mais sofisticada dos bispados e congregações. Responsável por um empreendimento intelectual sem precedentes em sua época - o autor teve que lidar com os escassos dados históricos disponíveis -, Gibbon se valeu de grande erudição e do alto teor literário de sua prosa para fazer uma obra que é referência incontornável nos estudos sobre Roma e o início da Idade Média.

Historiador
Edward Gibbon

Edward Gibbon (1737-1794) foi um historiador inglês da Era Iluminista. Nasceu em família de posses. Filho mais velho e o único sobrevivente de sete crianças, teve uma infância muito doente. Por estar constantemente em tratamento, não pôde frequentar a escola com regularidade. Assim, teve tempo para seu hobby favorito: a leitura e sobretudo a história, que chamou de seu "alimento". Autodidata desde o início, Gibbon compõs Declínio e Queda do Império Romano sem consultar outros especialistas. Durante sua juventude, morou na Suíça e conheceu a sociedade local - participando das festas na casa de Voltaire. Morreu em Londres durante os anos iniciais da Revolução Francesa.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Cristianismo na Roma Antiga
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.