Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Não vendemos livros!

Os cristãos e a queda de Roma

Livros > Roma Antiga  |  47 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Os cristãos e a queda de Roma, de Edward Gibbon
Autor: Edward Gibbon
Título original: The Christians and the fall of Rome
Páginas: 88
Editora: Penguin - Companhia
Ano da edição: 2012
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Esse livro é um recorte da obra Declínio e Queda do Império Romano. Aqui você encontra todo o capítulo 8 da versão publicada pela Companhia de Bolso, que por sua vez é um resumo dos capítulos 15 e 16 da obra original.

Neste esclarecedor excerto de sua obra capital, Declínio e Queda do Império Romano, o historiador inglês Edward Gibbon (1737-1794) apresenta uma visão precursora sobre o cristianismo primitivo e sua disseminação do Oriente para o Ocidente a partir do século III d.C. A forte expansão dos seguidores de Cristo, antes reduzidos à periferia do Império e perseguidos pelo Estado romano, possibilitou a formação de uma verdadeira confederação de repúblicas episcopais, que acabaria por conquistar o poder secular de Roma e extinguir o culto de deuses pagãos. O famoso ensaio, que a coleção Grandes Ideias reapresenta em edição econômica, aponta, entre as causas do fortalecimento da Igreja cristã, a intolerância dos primeiros crentes com os deuses do antigo panteão, rejeição herdada dos judeus; a ferrenha esperança de outra vida após a morte; a grande publicidade dos prodígios e milagres operados pelo novo Deus; a moralidade estrita dos primeiros crentes; e, finalmente, a organização temporal cada vez mais sofisticada dos bispados e congregações. Responsável por um empreendimento intelectual sem precedentes em sua época - o autor teve que lidar com os escassos dados históricos disponíveis -, Gibbon se valeu de grande erudição e do alto teor literário de sua prosa para fazer uma obra que é referência incontornável nos estudos sobre Roma e o início da Idade Média.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Edward Gibbon

Edward Gibbon (1737-1794) foi um historiador inglês da Era Iluminista. Nasceu em família de posses. Filho mais velho e o único sobrevivente de sete crianças, teve uma infância muito doente. Por estar constantemente em tratamento, não pôde frequentar a escola com regularidade. Assim, teve tempo para seu hobby favorito: a leitura e sobretudo a história, que chamou de seu "alimento". Autodidata desde o início, Gibbon compõs Declínio e Queda do Império Romano sem consultar outros especialistas. Durante sua juventude, morou na Suíça e conheceu a sociedade local - participando das festas na casa de Voltaire. Morreu em Londres durante os anos iniciais da Revolução Francesa.

Veja outros livros desse autor (+ 1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Cristianismo na Roma Antiga

Paul Veyne

Quando Nosso Mundo se Tornou Cristão

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL