Autor: Pierre Grimal
Título original: Marc-Aurèle
Páginas: 372
Editora: Zahar
Primeira publicação: 1994
Ano da edição: 2018
Idioma: Português
Especialista em Roma antiga e apaixonado por sua civilização, o historiador francês Pierre Grimal nos oferece o retrato completo de um dos personagens mais emblemáticos da Antiguidade: Marco Aurélio, o “imperador filósofo”.
Nascido em 121 d.C., Marco Aurélio governou de 161 até sua morte, em 180, sendo um dos principais protagonistas da expansão militar romana. Para tratar da educação, das obras filosóficas e da carreira política deste que elege como o maior dos Césares, Grimal reconstrói com maestria o contexto histórico e cultural do Império Romano, analisando a influência que a formação estóica do imperador teve em seu trabalho político, em sua vida e em suas esplêndidas Meditações. E, com isso, cria um quadro minucioso de um homem que foi, ao mesmo tempo, governante, filósofo, guerreiro e legislador.
Obrigatório para historiadores, filósofos e estudantes do pensamento político, Marco Aurélio é leitura essencial para qualquer pessoa que deseje refletir sobre questões sempre atuais como as relações entre ética, poder e prática política.
Pierre Grimal nasceu em Paris a 21 de Novembro de 1912. É um dos historiadores e latinistas franceses mais respeitados do século XX. Profundamente apaixonado pela Civilização Romana, Pierre Grimal foi uma das pessoas que mais se dedicou à promoção da herança cultural da Roma Antiga, tanto no seio de especialistas como no grande público. Foi professor de Civilização Romana nas Faculdades de Caen, de Bordéus e, durante trinta anos, na Sorbonne. Foi, também, membro fundador da Escola Francesa de Roma. Morreu em Paris a 11 de Outubro de 1996.
Esse livro ainda não foi resenhado.