Autor: H. R. Loyn
Título original: The Middle Ages - A Concise Encyclopaedia
Páginas: 571
Editora: Jorge Zahar Editores
Primeira publicação: 1989
Ano da edição: 1997
Idioma: Português
A Idade Média, conhecida pela grande maioria dos brasileiros como o "período das trevas", é geralmente associada à repressão e à violência. Este dicionário pretende desfazer este equívoco grosseiro e mostrar que no bojo da Idade Média gerou-se o mundo moderno. Ele fornece uma apresentação do pensamento atual sobre os protagonistas, eventos e temas principais relacionados com a história da Europa – desde a Escandinávia até o Oriente Médio – entre os anos 400 e 1500, aproximadamente. Estabelecendo um equilíbrio entre verbetes concisos sobre batalhas, tratados, indivíduos e localizações principais e um tratamento mais discursivo de tópicos de maior interesse, o Dicionário da Idade Média serve de guia estimulante tanto para principiantes como para especialistas.
A fim de habilitar o leitor a seguir uma linha criativa de investigação de verbete para verbete, as remissões foram especialmente organizadas para auxiliar a liberdade de movimento dentro do texto, sem prejudicar a legibilidade. Enriquecida por ilustrações escolhidas por seu interesse documental, por mapas e quadros genealógicos, além de completa e atualizada bibliografia, esta edição brasileira do Dicionário da Idade Média não deve faltar em nenhuma biblioteca.
Diferente da obra publicada por Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, que não passa de uma coleção de artigos aleatórios, esse livro é um verdadeiro dicionário.
Henry Royston Loyn (1922-2000) foi um historiador britânico especializado na história da Inglaterra anglo-saxônica. Sua eminência em seu campo fez dele um candidato natural para dirigir o Sylloge of the Coins of the British Isles, que ele presidiu de 1979 a 1993. Além de numerosos artigos, ele também publicou um livro sobre a história da Inglaterra e sua obra principal: o Dicionário da Idade Média.
Esse livro ainda não foi resenhado.