Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

A guerra é nossa A Inglaterra não provocou a Guerra do Paraguai

948 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A guerra é nossa, de Alfredo da Mota Menezes
Informações técnicas

Autor: Alfredo da Mota Menezes
Páginas: 176
Editora: Contexto
Ano da edição: 2012
Idioma: Português

Sinopse

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado entre países da América do Sul. Na segunda metade do século XIX, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai envolveram-se em um embate longo e sangrento. Uma das principais teses a respeito da origem do conflito alega que o imperialismo inglês foi o responsável pela guerra. Teríamos sido bonecos manipulados pela grande potência britânica. Lançada por um historiador argentino e repetida cansativamente por manuais e livros de divulgação, a ideia dos maquiavélicos ingleses e dos inocentes latino-americanos parece uma verdade indiscutível. Mas não é. Em A Guerra é Nossa, o historiador Alfredo da Mota Menezes, doutor em História da América Latina e especialista no tema, constrói uma narrativa que explica, por outro ângulo quais, afinal, foram os motivos que desencadearam os combates. Para isso, o pesquisador se vale de dados e informações documentais que revelam, de modo incontestável, os conflitos internos dos quatro países envolvidos, que explicam as motivações locais do conflito. Livro corajoso, destinado a reescrever importante página da nossa história.

Historiador
Alfredo da Mota Menezes

Alfredo da Mota Menezes, nascido em Poxoréo, tem um PhD em História da América Latina pela Tulane University, EUA (1984). Lugar onde também fez pós-doutorado (1988-89) e lecionou como professor visitante (1994-95). Pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Occidental: Estudios Latinoamericanos. Foi professor Titular na UFMT. Teve também vivência política e partidária.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra do Paraguai
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.