767 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Lilia Schwarcz
Páginas: 664
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1998
Ano da edição: 1999
Idioma: Português
Misto de ensaio interpretativo e biografia de d. Pedro II, este livro materializa o mito monárquico ao descrever, por exemplo, a construção dos palácios, a mistura de ritos franceses com costumes brasileiros, a maneira como a boa sociedade praticava a arte de bem civilizar-se, a criação de medalhas, emblemas, dísticos e brasões, a participação do monarca e o uso de sua imagem em festas populares.
Com sua murça de penas de tucano, Pedro II de certo modo legitimava a tropicalização dos costumes monárquicos; depois, trocando o manto imperial pelas roupas de cidadão, estará de algum modo anunciando a decadência do Império. Promovendo um diálogo fértil entre sua argumentação e a riquíssima iconografia apresentada, a autora mostra de que maneira a monarquia brasileira tornou-se um mito não apenas vigoroso, mas extremamente singular.
Prêmio Jabuti 1999 de Melhor Ensaio e Biografia.
Lilia M. Schwarcz é historiadora e professora titular do Departamento de Antropologia da USP. Escreveu, entre outras obras, As barbas do Imperador, O Sol do Brasil, O espetáculo das raças, Retrato em branco e negro, Brasil: Uma Biografia e O livro dos livros da Real Bibliotheca.
Esse livro ainda não foi resenhado.