Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

Fontes históricas

Introdução aos seus usos historiográficos

Livros > Teoria da História  |  388 visualizações

Capa do livro Fontes históricas, de José d'Assunção Barros
Autor: José d'Assunção Barros
Páginas: 360
Editora: Vozes
Ano da edição: 2019
Idioma: Português

Sinopse:

As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História. Metaforicamente falando, elas constituem a “máquina do tempo” dos historiadores – ou o seu “visor do tempo”, se pudermos tomar de empréstimo estas imagens da ficção científica. Uma vez que o historiador trabalha com sociedades que já desapareceram ou se transmutaram, ou ainda com processos que já se extinguiram ou que fluíram através de transformações que terminam por atravessar os tempos até chegar ao presente produzindo novos efeitos, não existiria outro modo de perceber essas sociedades ou apreender esses processos senão a partir das chamadas “fontes históricas” – aqui entendidas como os diversos resíduos, vestígios, discursos e materiais de todos os tipos que, deixados pelos seres humanos historicamente situados no passado, chegaram ao tempo presente através de caminhos diversos. Este livro examina em amplitude e profundidade o uso historiográfico das fontes de todos os tipos – discutindo suas especificidades, metodologias disponíveis, modos de serem interpretadas e conectadas com outras fontes. Procura-se mostrar como, a partir das fontes, podemos escrever História.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

José D'Assunção Barros

José D'Assunção Barros é um historiador e musicólogo brasileiro nascido em 1957. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Veja outros livros desse autor (+ 8)
Historiador(a)

Mais livros sobre Teoria da História

François Hartog

Evidência da História: O que os historiadores veem

Jacques Le Goff

História e Memória

François Dosse

A História

Jacques Le Goff

A História deve ser dividida em pedaços?

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar