Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

O Fascismo Em Camisas Verdes Do Integralismo Ao Neointegralismo

405 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Fascismo Em Camisas Verdes, de Odilon Caldeira Neto, Leandro Pereira Gonçalves
Informações técnicas

Autor: Odilon Caldeira Neto, Leandro Pereira Gonçalves
Páginas: 208
Editora: FGV
Primeira publicação: 2020
Ano da edição: 2020
Idioma: Português

Sinopse

Este livro traça a história do fascismo no Brasil desde sua origem, com Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale, até às ações mais recentes, como o ataque à produtora Porta dos Fundos, ocorrido no Natal de 2019. Os autores elucidam como foi a trajetória do integralismo, cujo principal líder foi Plínio Salgado, e descrevem o início deste movimento sob influência do fascismo original, após encontro do então futuro líder dos camisas-verdes, como era conhecido o movimento integralista no Brasil, com Benito Mussolini, líder dos fascistas italianos, conhecidos como os camisas-negras. A história também atravessa todo o período do neointergalismo, com especial atenção aos movimentos que iniciaram em 2004 e chega ao evento do Natal de 2019, considerado pelos autores como a mola propulsora para a elaboração deste livro, uma vez que nas buscas policiais aos responsáveis pelo ataque à sede da produtora, a polícia apreendeu simulacros de armas, facas e mais de 100 mil reais, além de livros relacionados com o universo da extrema direita: de Plínio Salgado a Olavo de Carvalho, cujo nome circula com frequência nas redes sociais e conversas do cotidiano. Trata-se uma obra voltada a um público amplo, com uma escrita fluida e que certamente ajudará a compreender o atual momento em que o Brasil se encontra.

Historiador
Odilon Caldeira Neto

Odilon Caldeira Neto é Historiador. Coordenador do Observatório da Extrema Direita (oedbrasil.com.br). Doutor em História pela UFRGS, com estágio doutoral no ICS-Ulisboa e pós-doutorado pela PUCRS e pela UFSM. Coordenador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS-UFJF). Tem experiência na área de História Contemporânea e História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Neofascismos, Direita Radical, transições democráticas e processos transnacionais da extrema direita.

Historiador
Leandro Pereira Gonçalves

Leandro Pereira Gonçalves é um historiador brasileiro, e professor de História da América Contemporânea e do Brasil Republicano no departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Integralismo brasileiro
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.