11,5 mil visualizações | 289 palavras | 0 comentário(s)
O site Artefacts é dedicado a reconstruções arqueológicas e ilustrações científicas. O projeto da cidade de Uruk, durante o período conhecido como Terceira Dinastia de Ur, e foi encomendado pelo Instituto Arqueológico Alemão e completado em 2012. Abaixo você pode conferir as fotos do projeto e a descrição detalhada apresentada pelo próprio site, ou clique aqui para ler o texto original em inglês.
Uruk / Warka, situada no atual Iraque, é uma das primeiras cidades do mundo e foi povoada quase sem interrupção por mais de 5.000 anos - do 4º milênio a.C. até o 1º milênio d.C. Na chamada terceira dinastia de Ur (século 21 a.C), o centro de Uruk era dominado por um zigurate, dedicado à deusa Inana.
Esse zigurate, que provavelmente tinha três andares, estava cercado por um complexo sistema de muralhas e pátios, que separava o distrito sagrado do resto da cidade. Registros arqueológicos documentam várias instalações como um grande forno, pedestais ou canais. Os textos nos informam que várias atividades eram realizadas em diferentes pátios.
Em um extenso processo, várias fontes secundárias foram consultadas para criar uma imagem de Uruk de mais de 4.000 anos atrás. Nesta reconstrução liberal, você pode ver o início da manhã de um festival de Akitu. Mais de 4000 modelos humanos e 300 edifícios foram usados nesta visão. A geografia é um resultado dos últimos dados topográficos.
Os resultados do nosso trabalho foram apresentados dentro de uma grande exposição sobre Uruk, chamada "Uruk - 5000 anos da megacidade", no Museu de Pergamón em Berlim e, posteriormente, no LWL-Museum für Archäologie, Herne, em 2013/14.
Confira fotos do projeto abaixo:
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.