Os 10 Templos mais famosos do Mundo Grego

Artigos > Grécia Antiga  |  15,5 mil visualizações  |  1227 palavras

Capa do artigo: Os 10 Templos mais famosos do Mundo Grego

O Partenon, Templo dedicado a Palas Atena na Acrópolis de Atenas.

Nesse artigo apresentaremos os 10 templos mais conhecidos, e em melhor estado de conservação da Grécia e do mundo grego. Por mundo grego, queremos dizer as cidades que foram fundadas por colonos gregos e os templos que foram construídos antes da dominação romana.

Já escrevi um artigo similar sobre os Templos no Egito Antigo, e diferentemente dos egípcios, os templos gregos se caracterizavam por uma arquitetura muito similar. Uma série de colunas elevava um frontão triangular que contribuía para sustentar o teto de madeira e as telhas, que provavelmente eram de barro.

A maior parte dos templos que sobreviveram foi construida no século 5 e 4 a.C., o chamado Período Clássico. No mapa abaixo você confere a localização dos templos que serão citados nesse artigo:

A localização dos Templos citados nesse artigo.

10. Templo Dórico, Segesta

Veja no GoogleMaps

Na antiga cidade de Segesta, uma colônia grega na Sicília, há um templo dórico muito bem preservado. A cidade era composta por uma mistura de gregos e elímios, os povos locais. Acredita-se que tenha sido construído por volta de 420 a.C. O templo tem 21 x 56 metros. Há alguns detalhes na sua construção que sugerem que o templo nunca foi terminado, tais como a ausência da cela, a sala que normalmente existia no centro dos templos gregos.

O Templo Dórico de Segesta, na Sicília.

9. Erectéion, Atenas

Veja no GoogleMaps

O Erectéion é um templo grego no lado norte da Acrópolis de Atenas, ele era dedicado a Atenas e Poseidon. Sua construção aconteceu durante o período de auge do Império Ateniense, entre 421-406 a.C.

O templo tem 22 x 11 metros e um formato completamente distinto da maioria dos templos gregos. A explicação mais comum é de que durante a construção houve a tentativa de juntar diversos espaços sagrados já existentes em um só.

O Templo é famoso pelas estátuas que sustentam o balcão no lado sul: as Cariátides. As seis estátuas que estão sustentando o balcão atual são réplicas, uma das originais está no Museu Britânico, e as outras cinco estão no Museu da Acrópolis, em Atenas. Uma curiosidades: embora as estátuas sejam similares a distância, cada uma delas é única, com posições, roupas e cabelos diferenciados.

O Erectéion, na Acrópolis de Atenas.As Cariátides.Ilustração moderna com reconstrução da provável aparência do Erectéion na antiguidade.

8. Templo de Afaia, Egina

Veja no GoogleMaps

Afaia era uma divindade grega cultuada exclusivamente nesse santuário na ilha de Egina, próxima a Atenas. O aspecto mais conhecido desse templo é o seu frontão, que continha diversas esculturas retratando a Guerra de Tróia. Algumas delas foram encontradas e estão em exposição no Museu de Munique.

O Templo de Afaia, na ilha de Egina.Reconstrução do Templo de Afaia, no Museu de Munique. Via Wikimedia Commons.Uma das esculturas do frontão do templo. Uma boa representação do elmo e do escudo grego. Atualmente no Museu de Munique. Via Wikimedia Commons.

7. Templo de Atenas, Paestum

Veja no GoogleMaps

Paestum é uma cidade com vários templos gregos. O Templo de Atenas é mais simples do que os outros dois, que eram dedicados a deusa Hera, e que ficam nas proximidades. Teria sido construído em 510-500 a.C.

O Templo de Atenas, em Paestum, na Itália.

6. Templo de Concórdia, Agrigento

Veja no GoogleMaps

Esse templo se encontra no chamado Vale dos Templos em Agrigento, uma colônia grega na Sicília. Ele foi construído entre 440-430 a.C. e mede 39 x 16 metros. Ele é convencionalmente chamado de Templo de Concórdia, uma deusa romana, devido a uma inscrição em latim encontrada nas proximidades, mas que não tem nenhuma conexão com o templo.

O Templo de Concórdia, em Agrigento, na Sicília.

5. Templo de Hefesto, Atenas

Veja no GoogleMaps

Também conhecido como Hephaisteion, esse templo se encontra na cidade de Atenas, no lado nordeste da Ágora. Ele foi utilizado durante muitos séculos pela igreja ortodoxa grega, e por isso está muito bem conservado. Sua construção ocorreu entre 449-415 a.C., como parte do programa de obras criado por Péricles.

O Templo de Hefesto, em Atenas.

4. Templo de Hera, Paestum

Veja no GoogleMaps

Paestum possui dois Templos dedicados a deusa Hera, esse é o segundo deles, conhecido como Templo de Hera II. Durante a minha pesquisa encontrei várias referências a esse templo como sendo o Templo de Poseidon, mas esse é um erro que vem sendo cometido desde século 18.  Esse é um dos templos mais bem conservados do mundo grego.

O Templo de Hera II, em Paestum, na Itália.

3. Templo de Zeus Olímpico, Atenas

Veja no GoogleMaps

Embora apenas algumas colunas permaneçam em pé, o Templo de Zeus Olímpico, chama a atenção pelo tamanho. Suas colunas coríntias tem cerca de 17 metros de altura.

A construção do templo foi iniciada por Pisístrato, o tirano ateniense do século 6 a.C. A obra não foi terminada durante o período grego, ela teria sido propositalmente deixada em seu estado inacabada pelos cidadãos atenienses. Como um lembrete da arrogância dos Tiranos.

A obra só foi completada pelo Imperador romano Adriano no século 2 d.C. O templo contava com 104 colunas e era um dos maiores do mundo greco-romano.

O Templo de Zeus Olímpico, em Atenas.

2. Templo de Poseidon, Sounion

Veja no GoogleMaps

Localizado na extremidade da península da Ática, o Templo de Poseidon é cercado pelo mar por três lados. Foi construído durante o Império Ateniense em cerca de 440 a.C. Acredita-se que em seu formato original ele era similar ao Templo de Hefesto em Atenas (veja acima), e talvez tenha sido construído pelo mesmo arquiteto.

O Templo de Poseidon, em Sounion.

1. Partenon, Atenas

Veja no GoogleMaps

O Partenon, na Acrópolis de Atenas, é o templo grego mais famoso que existe. Ele era o templo mais importante da cidade durante o Império Ateniense (450-404 a.C.), quando foi construído. O templo abrigava uma grande estátua da deusa Atena feita por Fídias, um grande artista da época que também foi responsável pela estátua de Zeus em Olímpia, considerada na época uma das maravilhas do mundo. 

Uma das características mais marcantes do Partenon é o friso no exterior da sala interna, a cela. Alguns desses frisos foram removidos no início do século 19 e levados para o Museu Britânico, pelo embaixador inglês conde de Elgin. Ainda hoje há discussões entre Grécia e Inglaterra, pela posse desses relevos e de outras estátuas que foram retiradas do Partenon.

O Partenon, em Atenas.A Acrópolis de Atenas.Uma reconstrução moderna do Partenon. Autor desconhecido.Os frisos do Partenon em exibição no Museu Britânico.

Menções honrosas

Confira abaixo fotos de outros templos gregos que também são bastante famosos e estão relativamente bem conservados.

Templo de Hera, Paestum, ItáliaTemplo de Hera, Selinus, SicíliaTemplo de Zeus, Cirene, atual Líbia.Templo de Atena Nike, AtenasTemplo de Apolo, Corinto.Santuário de Asclépio, Epidauro.Templo de Apolo Epicurius, Bassas.

O propósito desse artigo não foi apresentar em detalhes a função religiosa dos templos, nem os seus estilos arquitetônicos. Essas questões serão discutidas em artigos futuros.

Gostou desse artigo?




Mais artigos sobre Grécia Antiga

Morte, sepultamento e vida após a morte na Grécia antiga

O luxo da corte móvel de Xerxes durante a invasão da Grécia

Parmênion e Filotas: a história de dois comandantes do exército macedônio

Fontes bibiliográficas:

Touropia. 10 Most Famous Greek Temples. Acesso em 24 de abril de 2019.
Wikipédia. List of Ancient Greek temples. Acesso em 24 de abril de 2019.

Artigo publicado em 25/04/2019.



Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Escrito por

Moacir Führ

Moacir tem 32 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.