Artigos

Artigos originais e traduções de bons textos que encontramos na internet. A confiabilidade dos conteúdos oferecidos é nossa maior preocupação, por isso buscamos postar apenas textos com bibliografias e/ou que venham de fontes confiáveis.

A reconstrução de Uruk feita pelo site Artefacts

Artigos > Mesopotâmia  |  4,9 mil visualizações  |  289 palavras

Salvar nos favoritos
Capa do artigo: A reconstrução de Uruk feita pelo site Artefacts

O site Artefacts é dedicado a reconstruções arqueológicas e ilustrações científicas. O projeto da cidade de Uruk, durante o período conhecido como Terceira Dinastia de Ur, e foi encomendado pelo Instituto Arqueológico Alemão e completado em 2012. Abaixo você pode conferir as fotos do projeto e a descrição detalhada apresentada pelo próprio site, ou clique aqui para ler o texto original em inglês.

Uruk / Warka, situada no atual Iraque, é uma das primeiras cidades do mundo e foi povoada quase sem interrupção por mais de 5.000 anos - do 4º milênio a.C. até o 1º milênio d.C. Na chamada terceira dinastia de Ur (século 21 a.C), o centro de Uruk era dominado por um zigurate, dedicado à deusa Inana.

Esse zigurate, que provavelmente tinha três andares, estava cercado por um complexo sistema de muralhas e pátios, que separava o distrito sagrado do resto da cidade. Registros arqueológicos documentam várias instalações como um grande forno, pedestais ou canais. Os textos nos informam que várias atividades eram realizadas em diferentes pátios.

Em um extenso processo, várias fontes secundárias foram consultadas para criar uma imagem de Uruk de mais de 4.000 anos atrás. Nesta reconstrução liberal, você pode ver o início da manhã de um festival de Akitu. Mais de 4000 modelos humanos e 300 edifícios foram usados ​​nesta visão. A geografia é um resultado dos últimos dados topográficos.

Os resultados do nosso trabalho foram apresentados dentro de uma grande exposição sobre Uruk, chamada "Uruk - 5000 anos da megacidade", no Museu de Pergamón em Berlim e, posteriormente, no LWL-Museum für Archäologie, Herne, em 2013/14.

Confira fotos do projeto abaixo:

O Zigurate de Uruk.

O plano básico da reconstrução.

A reconstrução finalizada.

Gostou desse artigo?




TAGS

Uruk

Mais artigos sobre Mesopotâmia

Resumo da Epopéia de Gilgamesh - Parte 1/2

A ascensão e a queda da Acádia

Estelas: Monumentos da antiga Mesopotâmia

Fontes bibiliográficas:

van Ess, M. 2001: Uruk. Architektur II. Von der Akkad- bis zur mittelbabylonischen Zeit. AUWE 15, Mainz.
Hageneuer, S. 2014: The visualisation of Uruk – First impressions of the first metropolis in the world, in: Börner, W./Uhlirtz, S., Proceedings of the 18th International Conference on Cultural Heritage and New Technologies 2013 (CHNT 18, 2013), Vienna.
Sallaberger, W. 1993: Der kultische Kalender der Ur III-Zeit, Untersuchungen zur Assyriologie und Vorderasiatischen Archäologie 7/1, Berlin/New York.

Artigo publicado em 19/05/2019.



Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Escrito por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL