Artigos

Artigos originais e traduções de bons textos que encontramos na internet. A confiabilidade dos conteúdos oferecidos é nossa maior preocupação, por isso buscamos postar apenas textos com bibliografias e/ou que venham de fontes confiáveis.

Selos cilíndricos: alguns comentários e imagens

Artigos > Mesopotâmia  |  1,7 mil visualizações  |  475 palavras

Salvar nos favoritos
Capa do artigo: Selos cilíndricos: alguns comentários e imagens

Selo encontrado ao lado do braço direito da rainha Puabi, no famoso Cemitério Real de Ur (2600 a.c.). O selo mostra um banquete em duas faixas. Tamanho: 4,9 x 2,6 cm. Museu Britânico. N° 121544

Sobre o tema dos selos cilíndricos, alguns textos excelentes já foram publicados aqui no site. Você pode conferi-los através dos links abaixo:


Mas há alguns pontos que ainda não foram muito comentados, e algumas informações interessantes que foram ignoradas vão ser discutidas aqui.

A amplitude geográfica do uso dos selos cilíndricos

Essa é uma questão bastante importante. Falamos muito sobre o uso dos selos cilíndricos na Mesopotâmia, mas é importante ter em mente que o seu uso não estava, de forma alguma, restrito a essa região. O uso dos selos cilíndricos foi comum em todas as antigas civilizações do oriente médio.

Um das minhas motivações para produzir esse artigo, foi o desejo de compartilhar o mapa abaixo, que está na obra "Grandes Civilizações do Passado: Mesopotâmia", de Michael Roaf. Ele mostra a região principal de utilização dos selos cilíndricos, e os períodos em que foram mais utilizados, baseado nos achados arqueológicos atuais.

Mapa do livro de Michael Roaf, página 71. Mais informações na Fontes bibliográficas desse artigo.

Onde encontrar os selos cilíndricos?

Conforme informações apresentadas em nossos outros artigos, mais de 2 mil desses selos já foram recuperados em escavações arqueológicas, e eles estão espalhados em diversos museus ao redor do mundo.

Se você tem interesse de usá-los em alguma pesquisa, ou apenas precisa de imagens com boas referências, aqui estão os principais sites para encontrá-las. Procure nas coleções desses portais pelo termo "cylinder seal".


Alguns selos cilíndricos diferentes

A maioria dos selos cilíndricos seguia um mesmo padrão, mas é interessante também chamar atenção para alguns exemplos bem diferentes que já foram encontrados. Na galeria abaixo vamos analisar alguns deles, observe também como vários dos exemplos que serão citados são de outras regiões do Oriente Médio, e não apenas da Mesopotâmia.

Gostou desse artigo?




loading

Carregando galeria...

Galeria de imagens

1 de 10

Selo com capas de bronze
Selo do faraó Mentuhotep
Selo cilíndrico em hematita com alça
Alça em formato de ovelha
Selo cassita
Selo com alça original
Selo de ouro egípcio
Selo egípcio simples
Selo com alça de bronze.
Selo Pro-Elamita com alça

Selo com capas de bronze

Selo neo-babilônico em Cornalina com as capas de bronze, que serviam como capas protetoras e alças para pendurar o selo no pescoço, ou amarrá-lo na roupa. Cerca de 650-539 a.C. Tamanho 2,6 x 1,3 cm. Museu de Belas Artes de Boston. N° 65.1426

Mais artigos sobre Mesopotâmia

As esculturas da corte assíria em Kalhu (Nimrud)

A história da cidade assíria de Kalhu (Nimrud)

O Código de Hamurabi - Pena de morte, punições físicas e ordálio

Fontes bibiliográficas:

ROAF, Michael. Grandes Civilizações do Passado: Mesopotâmia. Barcelona: Folio, 2006

Artigo publicado em 29/08/2018.



Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Escrito por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL