Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

avisos do site apaixonados por história

Fique por dentro das últimas novidades e alterações do site  |   Aviso com 52 visualizações

Últimas alterações no site

Sábado, 20 de fevereiro de 2021

Novas alterações foram feitas no site nas últimas semanas visando facilitar o acesso e tornar o site mais útil e informativo. Vamos a elas:

Criei uma tarja no topo das páginas com o título e uma explicação sobre a seção atual. A imagem de fundo depende da categoria ativa. Então dependendo o que o visitante está vendo - conteúdo sobre Egito, Mesopotâmia, Roma, Brasil, etc. - a imagem de fundo será alterada para ser compatível com essa categoria.

Nas páginas livro e filme também fiz algumas mudanças. Adicionei botões de compra na página livros, para que os visitantes possam ver os valores do produto e ter acesso as melhores opções de compra. Na página filme dei destaque a alguns links que já existiam, como busca por trailers, fotos e IMDB e também adicionei um link para pesquisar pelo filme no site Filmow. Veja um exemplo de livro e filme.

Na página de Ficção-Histórica adicionei um botão que permite ao visitante conferir os preços de todos os livros na Estante Virtual com um simples clique. Uma mão na roda para quem tem interesse nesses livros, e uma grande ferramenta para encontrar promoções e grandes descontos. A escolha da Estante Virtual se deve ao fato de que a maioria dos livros cadastrados nessa seção apenas são encontrados em versões usadas.

Já a seção Livros passará a seguir uma nova lógica. Até hoje eu só cadastrava um livro quando ele se encaixa em um desses dois quesitos:

  • Eu já havia lido e resenhado a obra
  • Eu tinha tirado fotos detalhadas do livro físico


A partir de agora também postarei informações de livros que tenho em ebook. Postarei detalhes da obra no Google Fotos, como Sumário, trechos do livro para leitura e datalhes da capa e contracapa (caso consiga). Acho que isso também pode ser útil para os interessados nas obras. Um exemplo de uma obra que já segue esse modelo é o livro 11 da coleção História da Civilização Brasileira, Economia e cultura (1930-1964) de Boris Fausto. Outro exemplo é o livro Os Deuses do Egito, de Claude Traunecker.

A mudança que me deixou mais feliz, no entanto, foram as feitas nos comentários: adicionei a opção de comentários em muitas páginas que antes não contavam com essa função (a página Ficção-Histórica, por exemplo). Também mudei a exibição: agora os comentários aparecem na lateral esquerda da página. Não há mais necessidade de rolar até o fim da página para adicionar ou ler comentários. Um botão flutuante na lateral esquerda permite que os comentários sejam acessados a qualquer momento. Na versão para celular o botão aparece no rodapé da tela.

Também adicionei um código que retira as publicidades do sistema de comentários do Disqus. Antes os anúncios eram removidos apenas para quem usava algum bloqueador de anúncios, agora eles sumiram até na versão para celular.

Alterei o botão para acesso das Tags para que ele ficasse mais chamativo e adicionei um botão de fechar dentro da lista. A mesma lógica também foi aplicada ao botão de "+ Avisos" que existe nessa página. Na versão para celular o botão aparece no rodapé da tela.

Foto de membro da equipe do site: Moacir Führ

Postado por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.