Introdução - Introdução.
1. Missão à Lua - Sobre a produção e o anúncio do Iphone em 2007. Os celulares existentes na época. As limitações tecnológicas e os problemas no desenvolvimento.
2. O iPhone é bom. O Android será melhor - Sobre o Google e o Android. Como o Android foi desenvolvido e quais foram os primeiros celulares com Android.
3. 24 semanas, 3 dias e 3 horas para o lançamento - Após o anúncio do Iphone, ainda haviam 6 meses para finalizar o celular que ainda era um protótipo. Os problemas que o dispositivo ainda tinha. Sobre o desenvolvimento do produto e a disputa entre Fadell e Forstall. Sobre Forstall. O lançamento do Iphone 1, as suas limitações e seu sucesso.
4. Achei que fôssemos amigos - O Google e o status do Android em 2007. A relação Apple e Google e como o Google estava envolvido no Iphone. A equipe Android trabalhava escondida dentro do Google. Google anuncia o Android e a Apple se irrita. A reunião entre Google e Jobs sobre o Android.
5. As consequências da traição - Os resultados da reunião com Jobs e a postura do Google com relação ao Android. O lançamento do primeiro celular com Android o T-Mobile G1 Dream. Lançamento da App Store pela Apple. O fracasso do G1 Dream e o projeto do Droid em parceria com a Motorola. O Nexus One e suas inovações. A posição do CEO do Google com relação ao conflito com a Apple.
6. O Android em toda parte - A situação dos smartphones em 2010. Explosão do Android. Quais eram as razões do sucesso do Android. O caso do Iphone 4 e seus problemas que ajudaram as vendas do Android. A disputa entre Apple e Google e a disputa entre Microsoft e Apple no passado. A tendência ao monopólio na área da tecnologia.
7. O iPad muda tudo... de novo - O lançamento do Ipad e a revolução que ele provocou no negócio de mídia. As tentativas anteriores de criar um tablet. O porquê do sucesso do Ipad. O mercado de ebooks.
8. "Sr. Quinn, por favor, não me obrigue a puni-lo" - O processo Apple x Samsung por suposta cópia do Iphone. A questão das patentes nos EUA e os problemas das patentes sobre software.
9. Lembra-se da convergência? Está acontecendo - A convergência (união entre tv, internet e outras mídias) só foi possível com a chegada do Ipad. Os novos aparelhos Android e o lançamento da Google Play. Outros dispositivos criados pelo Google e sua recepção. Negociações da Apple com indústria de mídia (tv, revistas, livros, etc). Como a pirataria estimulou as indústrias a se unirem a Apple e Google para criar serviços digitais. A compra da Motorola pelo Google e a disputa entre Samsung e Google.
10. Mudando o mundo uma tela de cada vez - Capítulo de conclusão. As consequências da convergência e a revolução tecnológica que ocorreu na década de 2010. A TV na nova era digital. Os planos do Google em 2013. Apple com problemas.
Uma observação sobre meu relato - Informações sobre a pesquisa do livro.
488 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Fred Vogelstein
Título original: Dogfight: How Apple and Google Went to War and Started a Revolution
Páginas: 239
Editora: Intrínseca
Primeira publicação: 2013
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
No começo dos anos 2000, quando o envio de SMS pelo celular ainda era novidade, dezenas de empresas disputavam o mercado de dispositivos móveis. Hoje, apesar da variedade de smartphones, tablets e aplicativos, dois nomes dominam a cena - Apple e Google - que agora ameaçam eliminar uma à outra. Na era de Androids e iPhones, as duas companhias estão em confronto não só no mercado, mas também nos tribunais e nas telas de todo o mundo.
O jornalista Fred Vogelstein acompanhou essa rivalidade desde o começo. Ele nos leva aos escritórios e salas de reunião das gigantes da tecnologia e descreve um mundo de alianças obscuras onde funcionários são sistematicamente pressionados além do limite e o único objetivo é vencer.
Vogelstein mostra o que está por trás das acusações de plágio, dos acordos controversos e dos processos judiciais que determinarão a maneira como nos comunicamos. Ele relata, por exemplo, que o atual presidente executivo do Google, Eric Schmidt, foi desligado do conselho de administração da Apple por suspeita de espionagem em 2007, que o protótipo do iPhone 4 já foi esquecido num bar e que Jobs tentou algumas manobras para frear o uso da tecnologia multitoque pelo Google.
Fred Vogelstein é colaborador da revista Wired, na qual cobre a indústria de tecnologia e de mídia. Ele escreve também para o Wall Street Journal, a Fortune e o U.S. News & World Report, além de ter artigos publicados na New York Times Magazine, no Los Angeles Times e no Washington Post.
VOGELSTEIN, Fred. Briga de cachorro grande. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
Briga de cachorro grande é uma obra que fala sobre a revolução tecnológica que ocorreu no período 2007-2013, que foi levada a cabo pelas empresas Apple e Google. Essa revolução levou ao surgimento e popularização dos smartphones e tablets, tais como os conhecemos hoje. Nesse livro, o jornalista Fred Vogelstein nos conta os detalhes por trás do desenvolvimento desses dispositivos, e as brigas que Apple e Google tiveram durante o desenvolvimento do sistema Android, hoje presente em mais de 70% desses aparelhos.
Abaixo você confere o conteúdo de cada um dos capítulos do livro:
Exibir conteúdo dos capítulosÉ importante destacar o fato de que o livro foi escrito em 2013. Na época o Iphone mais recente era o Iphone 5 (atualmente a versão do Iphone é a 14). E o sistema operacional Android do Google ainda estava na sua versão 4.3 (atualmente está na versão 14). Então, estamos falando de um livro que não apresenta a história das mais recentes inovações. O livro dá destaque para o período 2007-2013.
O título da obra chama atenção para a briga Apple e Google, mas o livro não é dedicado realmente a isso. A briga em si até é narrada, e aparece aqui e ali em alguns capítulos, mas acho que o tema central é realmente o desenvolvimento do smartphone e do tablet. E como essas duas inovações mudaram completamente a indústria de mídia e, assim, criaram a chamada convergência, a união entre diversas indústrias humanas: tecnologia, tv, música, filmes, séries, revistas e jornais.
O livro apresenta muitos conhecimentos e muitas informações interessantes. A obra foi escrita a partir de entrevistas com engenheiros e ex-engenheiros da Apple e do Google. Pessoas que realmente estiveram envolvidas nos projetos ou trabalharam em empresas parceiras. Então há muitos insights interessantes e descrições de cenas e eventos que ajudam a ter uma visão mais ampla dos eventos. As informações apresentadas pelo autor não são do tipo que se encontra em qualquer texto da Wikipédia. Pontos pra ele por isso.
A obra também é muito bem escrita. O autor é um jornalista, então não se enfrenta absolutamente nenhum problema na leitura do obra. Uma escrita simples e agradável. O autor sabe o que está falando, e no geral sabe o que falar, mas em alguns pontos da obra fica uma certa dúvida, do tipo "Porque o autor está descrevendo isso? Que argumento ele está tentando defender?" Mas são casos isolados, e que só me chamaram realmente atenção no último capítulo.
O autor, como já disse, é um jornalista, então sua linguagem com relação a questões de software e hardware também é bastante simplificada, até porque o próprio autor parece não ser um grande entendedor desses temas. Um exemplo, é o fato do autor não fazer diferença entre software (programas e aplicativos) e sistemas operacionais. Durante todo o livro o autor se refere ao Android e ao OS (literalmente Operating system) como softwares, ao invés de usar a palavra apropriada Sistema Operacional.
Agora com relação a fotos e referências. Não há uma única foto no livro! O que é um absurdo bastante comum, infelizmente. O mercado editorial nunca deu valor a referências visuais, então eu tive que pesquisar na internet fotos de todas as pessoas e dispositivos que são citados na obra. Você pode conferir isso nas minhas anotações de leitura (no menu lateral). Mas pelo menos o autor faz o seu trabalho de dar boas referências, possibilitando esse tipo de pesquisa. Todos os dispositivos e indivíduos são citados de forma que encontrá-los na internet se torna uma tarefa fácil.
Recomendo a leitura para todos os interessados na história da tecnologia digital.
Essa obra está disponível na Library Genesis. Quem tiver interesse em saber informações detalhadas sobre o conteúdo do livro pode conferir minhas anotações de leitura e as fotos da obra, links para ambos no menu lateral.
Resenha escrita em 26/08/2024.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.