Autor: Lucien Febvre
Título original: Un Destin. Martin Luther
Páginas: 359
Editora: Três Estrelas
Primeira publicação: 1928
Ano da edição: 2012
Idioma: Português
Em "Martinho Lutero, um Destino", o historiador Lucien Febvre reconstitui passo a passo a trajetória do fervoroso monge agostiniano que, no encalço da verdadeira fé cristã, se insurge contra a Igreja Católica, é excomungado e se vê, então, no epicentro de sucessivas revoluções - religiosa, social e política.
Na abrangente exposição de Febvre, a história de Lutero se entrelaça com a do destino de uma época inteira: o século XVI alemão e europeu. Por detrás dos conflitos religiosos que levaram à maior crise do catolicismo em todos os tempos e à criação do luteranismo, delineia-se a Idade Moderna.
Publicado em 1928, "Martinho Lutero, Um Destino" hoje é um clássico da historiografia do século XX, pela abordagem inovadora da narrativa biográfica, a densidade de suas reflexões e a vibrante escrita de Lucien Febvre.
Lucien Paul Victor Febvre (1878-1956). foi um influente historiador modernista francês, co-fundador da chamada "Escola dos Annales". No período entre-guerras, Febvre idealizou uma revista de história que fundou, em 1929, em parceria com Marc Bloch: a "Revue des Annales". Essa parceria, formada na Universidade de Estrasburgo, durou apenas treze anos, tempo suficiente, entretanto, para patrocinar marcantes conquistas da História.
Esse livro ainda não foi resenhado.